Design à paulista

Confira nosso roteiro para o Design Weekend, o maior evento do gênero na América Latina

PUBLICIDADE

Por Marcelo Lima
Atualização:

No ritmo das grandes capitais, São Paulo hospeda, de quinta-feira até o próximo domingo, a terceira edição de seu Design Weekend (DW), que vem cheio de novidades. Para facilitar a visitação às centenas de eventos em cartaz, a semana de design conta agora com três circuitos: Gabriel, Paulista-Jardins e Vila Madalena. Mas as atrações se espalham por toda a cidade. 

PUBLICIDADE

É vasta, por exemplo, a agenda de palestras abertas na sede Álvaro Alvim do Centro Universitário Belas Artes. Mesas redondas acontecem também no hotel Pullman da Vila Olímpia, que hospeda o primeiro evento oficial do Movimento Y, grupo integrado pelo designer Hugo Sigaud (mais informações abaixo) que visa inserir jovens profissionais no circuito comercial de design.

Dois tradicionais endereços da cidade recebem mostras especiais. O Museu da Casa Brasileira hospeda O Resgate da Natureza, de Hugo França, enquanto a Casa Eletrolux, a Project Brazil, com curadoria de Waldick Jatobá, em parceria com estúdios italianos. Na Praça Victor Civita, em Pinheiros, o lançamento do livro e da exposição Atemporalidade do Desenho, do designer Jader Almeida, será aberta ao público. 

É grande também a agitação nos shoppings. O Cidade Jardim recebe a versão pop up da mostra Made, também sob coordenação de Jatobá. O Lar Center realiza a ação o Design que Transforma, com a participação de Fabio Galeazzo, que vai repaginar móveis abandonados recolhidos na zona norte. No D&D, o Boomspdesign coordena um fórum de debates e apresenta exposição em homenagem ao designer carioca Zanini de Zanine.

As tradicionais feiras dedicadas à decoração – Craft Design, no Shopping Frei Caneca; Abup, na Casa Verde; e Paralela Gift, na Casa Petra – entram também em ritmo de DW. A primeira, apresentando a mostra Promenade, um passeio pelo Design Holandês. Nas outras duas, o destaque são as novas coleções produzidas pelos elencos fixos das feiras.

“Somos apontados hoje, dentro e fora do Brasil, como uma das mais importantes semanas temáticas do mundo”, comemora Lauro Andrade, CEO do DW. Portanto, a hora é de montar seu roteiro (confira nossas apostas abaixo), calçar sapatos confortáveis e entrar nessa festa. É tempo de celebrar o design. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.