Como deixar sua casa à prova de som

João Castro* - O Estado de S. Paulo

Pensar desde o início do projeto e soluções caseiras podem ajudar no isolamento acústico do imóvel

Medidas simples de reforma e decoração podem te ajudar a ter mais tranquilidade e silêncio

Medidas simples de reforma e decoração podem te ajudar a ter mais tranquilidade e silêncio Foto: Hélvio Romero

Buzinas, música alta, som de obras... Quem mora em grandes cidades sabe como é sofrer com estes tipos de barulho. E deixar a casa ou apartamento à prova de som nem sempre é uma tarefa barata. Janelas antirruído, revestimentos em drywall e outras técnicas não cabem em orçamentos apertados. Mas algumas dicas podem ajudar a amenizar os custos.

O primeiro passo é pensar no isolamento sonoro desde o início do projeto. “Em imóveis ainda não habitados, em que novas construções ou reformas são possíveis, é mais fácil trabalhar a acústica sem causar muito incômodo e a custos mais acessíveis”, explica Davi Akkerman, fundador e presidente da ProAcústica.

Quando a obra está completa e, mesmo assim, o barulho é um problema, os custos para reparo são inevitavelmente maiores. Neste caso, vale o famoso conselho: prevenir é melhor que remediar. “Em acústica, assim como em toda a indústria de materiais, não existe o bom, bonito e barato”, alerta o especialista.

Apesar disso, Akkerman acredita que é possível arriscar algumas soluções nestes casos: “No caso de janelas existentes e insuficientes, por exemplo, ao invés de substituí-las, pode-se pensar em saídas econômicas de bom desempenho, como uma segunda janela interna quando possível ou ainda retrofits de esquadria ou vidro”.

Ruídos fortes não atravessam só janelas abertas, então também é preciso pensar nos pisos, em casos de apartamentos ou casas com mais de um pavimento. Mais uma vez, o ideal é agir desde o projeto inicial e instalar mantas acústicas entre a laje e o contrapiso. Outra possibilidade é fazer um tratamento sobre o contrapiso acabado antes de receber o revestimento final. “Normalmente, esta tarefa com o edifício habitado é praticamente impossível, pelo custo e viabilidade técnica”, ressalta Akkerman.

Dicas de decoração também podem ajudar a deixar sua casa à prova de ruídos. Aí vão algumas delas:

*Estagiário sob supervisão do editor de suplementos Daniel Fernandes