Estadão

Fechar

Você está no seu último texto gratuito
deste mês.

No Estadão, tem sempre mais pra ler.
Continue se aprofundando nas notícias.

Assine o Estadão e tenha acesso livre »
É assinante? Entre aqui

Viver sozinho é viver menos!

Marcelo Levites

27/06/2016, 5:33

Ficar sozinho não faz bem para a alma. Isso não chega a ser uma surpresa. No entanto, a ciência descobriu que também não faz bem ao coração.

Estudos recentes realizados pelas Universidades britânicas de York, Liverpool e Newcastle fazem uma ligação direta entre os problemas de saúde e a solidão. Entre eles destaque para os ataques cardíacos e o AVC (Acidente Vascular Cerebral), o popular derrame.

Os pesquisadores analisaram 180 mil pessoas e descobriram que as mais solitárias tinham mais problemas cardíacos e de circulação e chegaram a uma conclusão triste: 29% deles têm mais chance de sofrer um ataque do coração e 30% de sofrer um AVC.

A explicação é simples: pessoas solitárias cultivam hábitos prejudiciais à saúde como fumar, beber e não praticar esportes. Além disso, todos sabem que ter amigos reduz o nível de cortisol – hormônio do estresse – tão prejudicial ao coração.

Se você tinha motivos para manter contato com seus amigos e familiares, ganhou mais um: manter a saúde em dia. Por isso, sempre recomendo que além da alimentação saudável, dos exercícios físicos, ter boas relações sociais ajuda e, muito, a manter a longevidade e uma vida feliz.

Por isso, quando pensar em se isolar em casa, pense no seu coração e aproveite para fazer novos amigos e manter os que já possui. Viva mais e melhor.

Você atingiu o número máximo de textos gratuitos este mês

Não pare por ai.
No Estadão, tem sempre mais pra ler.

Continue se aprofundando na informação. Assine por apenas R$ 1,90 no 1º mês e tenha acesso ilimitado ao Estadão.

Conheça suas opções
de assinatura

No próximo mês, você poderá ler gratuitamente mais 10 textos.

Já é assinante?

Entre aqui

Em caso de dúvidas, fale com a nossa Central de Atendimento: 4003-5323 (capitais e regiões metropolitanas) 0800 014 7720 (demais localidades). De segunda a sexta-feira das 6h30 às 20h, e aos sábados, domingos e feriados das 6h30 às 14h. A Central de Atendimento não recebe ligações de celulares.

Ir para a versão web