PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Dicas para viver melhor e se possível por mais tempo

Não corra atrás das borboletas, cultive um jardim

Mário Quintana disse uma vez que o segredo não é correr atrás das borboletas, mas sim cuidar do jardim para que elas venham até você. Observo algumas pessoas ao meu redor tão dedicadas às plantas e vejo o quanto este cuidado com o jardim requer tempo, dedicação e carinho. Mas, percebo por outro lado que as plantas dão muitas alegrias aos jardineiros, especialmente quando um botão de flor se abre.

Por Marcelo Levites
Atualização:

Pesquisadores de universidades que se dedicam aos cuidados com idosos mostram em estudos que a jardinagem traz benefícios tanto para adultos quanto para crianças. Essas pesquisas mostram uma particularidade: a jardinagem ajuda no tratamento a idosos com demência. Os benefícios seriam sensoriais como o contato direto com a terra, as cores brilhantes das flores, as texturas das plantas e, porque não a preocupação com um ser vivo.

PUBLICIDADE

O blog Senior Advisor publicou um texto mostrando que um estudo de 2012 sugeriu que a jardinagem pode ajudar as pessoas com demência porque estimula os sentidos, provoca memórias positivas, eleva o humor, melhora a atenção e reduz o estresse e o sentimento de dor. Com tantos benefícios alguns pesquisadores já sugerem a atividade como um meio para ajudar na prevenção do Alzheimer e da perda de memória, antes mesmo de a pessoa chegar à terceira idade ou à melhor idade.

Veja alguns benefícios - Alivia o estresse - mexer com a terra é uma atividade relaxante e ao mesmo tempo distrai. - Passatempo - ter uma atividade requer uma certa disciplina e disposição, então dedique-se às plantas. - Melhora a memória - quem possui uma plantação, seja de flores, plantas ou hortaliças precisa ficar atento ao tempo de folhagem, poda e replantio. - Fornece alimento saudável - cultivar a própria horta, seja de verduras ou de temperos, ajuda a pessoa a ter uma consciência de uma alimentação mais saudável. - Satisfação de ter criado algo - quem nunca ficou satisfeito ao ver um trabalho bem-sucedido? Isso vale também para uma planta que floresce. É muito gratificante.

Busque o tipo de flores e plantas que mais lhe agrada e mãos à terra. Quem sabe você pode ser agraciado com visitantes ilustres como borboletas e beija-flores em seu jardim particular. Viva mais e melhor.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.