Foto do(a) blog

Dicas para viver melhor e se possível por mais tempo

Impeachment do bem

Embalado pelas manifestações das ruas decidi promover aqui na minha coluna um impeachment do bem. Não se trata de nenhum movimento político. Mas de propormos um basta ao sedentarismo e à má qualidade de vida.

PUBLICIDADE

Por Marcelo Levites
Atualização:

É sabido que a expectativa de vida do brasileiro está aumentando. Antes era esperado que as pessoas vivessem, em média, 75 anos. Hoje, não é incomum passarem dos 80 anos. Mas este aumento da expectativa traz com ele uma preocupação: como vamos chegar lá?

PUBLICIDADE

Atualmente um terço da nossa população ou 38% tem 40 anos ou mais e, em 20 anos, esse percentual subirá para perto de 40%. Segundo a Associação de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (AGSSO), à medida que a população brasileira envelhece, surge a necessidade de uma abordagem de prevenção, principalmente porque o modo de vida moderno, em especial o urbano e a maior longevidade levam à maior incidência de doenças crônicas.

Algumas doenças como diabetes, hipertensão e obesidade são responsáveis por quase 70% das enfermidades na velhice. Elas limitam os doentes e, se não forem tratadas adequadamente podem levar à morte.

Mas este quadro preocupante pode ser revertido. Meia hora de caminhada por dia, mudar a alimentação acrescentando mais frutas e verduras ao cardápio, reduzir o consumo de açúcar, sal e gorduras e mantendo uma vida ativa e feliz fazem parte do arsenal para o "impeachment do bem".

Essas pequenas mudanças de hábitos provocam uma melhora significativa na qualidade de vida, aliada obviamente à visita regular ao médico para identificar precocemente as doenças e iniciar um tratamento eficaz. Vá para as ruas contra os males que limitam a vida. Viva mais e melhor.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.