Foto do(a) blog

Alimentação saudável, fitness e outras coisinhas mais

Quer emagrecer? Deixe a balança de lado

PUBLICIDADE

Por Ana Paula Scinocca
Atualização:

Dieta seguida à risca. Treinos sendo realizados conforme o planejado. Mesmo assim os ponteiros da balança não saem do lugar. Especialistas, ainda que diferentes linhas, são unânimes em afirmar que se pesar diariamente não faz bem. Seja por conta da ansiedade (nossa, não perdi nada de ontem para hoje ou só emagreci 200 gramas) ou mesmo porque você pode estar ganhando músculo - que pesa mais que gordura.

PUBLICIDADE

Para entender um pouco sobre composição corporal e como os dígitos da balança podem não ser tão reais, ouvimos a profissional de educação física Audrea Lara, idealizadora do Ballet Pilates.

"A balança mede a composição corporal de um modo geral, é ela que diz como nosso organismo é constituído. Nosso corpo é basicamente composto por massa magra e massa gorda. A massa magra é composta pelas proteínas de todos os tecidos, água (extra e intracelular) e conteúdo mineral dos ossos. Em resumo, tudo o que não é gordura. Mas é a massa magra (a composição de tecidos musculares) que vai mostrar o quanto o organismo está respondendo - tanto à dieta, quanto à atividade física", explica a profissional.

Quando uma atividade física é iniciada ou quando os treinos são modificados, a massa muscular, que faz parte da composição da massa magra, aumenta e, consequentemente, a balança mostra isso. "Mas os números são medidos na saúde, que só sai ganhando", afirma.

Por isso, Audrea acredita que os treinos lúdicos - que englobam o corpo todo intercalados em atividade aeróbicas com atividades de força - são os mais eficazes para manter o equilíbrio total do corpo.

Publicidade

"Os exercícios que aumentam a frequência cardíaca ajudam a queimar as calorias e os de tonificação fortalecem os músculos. A união dessas práticas garante a perda de peso, junto com uma dieta saudável e equilibrada", comenta a especialista.

A profissional explica que fortalecer os músculos é muito importante para a saúde, já que eles são fundamentais para a funcionalidade do organismo. "Além de melhorar o condicionamento aeróbico, ter a musculatura forte e resistente também protege os ossos e articulações e acelera naturalmente o metabolismo", destaca.

Os nutricionistas, em geral, recomendam que você confira seu peso na balança apenas nas consultas mensais. Se for pesar em casa, a indicação é que isso seja feito no máximo uma vez por semana. De preferência, recomendam que a balança seja a mesma e o horário de aferição do peso também. O mais indicado, segundo os profissionais de saúde, é ao ao acordar, pela manhã.

Portanto, foco na dieta e nos exercícios. Sempre em busca de saúde e equilíbrio.

 

Até semana que vem!

Publicidade

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.