PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Alimentação saudável, fitness e outras coisinhas mais

Especialista lista cinco mudanças que podem fazer 2018 mais leve

Por Ana Paula Scinocca
Atualização:

 

 

O ano está começando e junto com ele desejos diversos, entre os quais mais leveza, em todos os sentidos. A pedido das leitoras, solicitamos à médica Bruna Pitaluga Peret Ottani, ginecologista e obstetra, pós-graduada em Nutrologia e membro do The Institute for Functional Medicine (IFM), dicas para um estilo de vida mais saudável em 2018.

PUBLICIDADE

Veja, a seguir, a lista de atitude que podem, segundo ela, fazer a diferença.

1. Pratique atividade física

Apesar de parecer óbvio, muitas pessoas não praticam qualquer atividade física.  A Organização Mundial de Saúde - OMS recomenda que uma pessoa dê dez mil passos por dia. Uma forma simples de contabilizar é usar o smartphone: vários aplicativos e aparelhos contam esses passos, chamados de podômetro. Além disso, o Colégio Americano de Medicina de Estilo de Vida recomenda 150 minutos de atividade física moderada por semana, o que corresponde a 30 minutos por dia de segunda a sexta-feira. E não precisa estar matriculado numa academia: caminhar, correr, pular corda etc são todos considerados para esses trinta minutos. Movimentar-se é um dos principais fatores de proteção para doenças do coração e do cérebro, como infarto e demência. Praticar atividade física ao ar livre ainda melhora os níveis de vitamina D!

 

Publicidade

2. Dormir bem

Um sono de qualidade renova o corpo para as atividades do dia seguinte. Dormir é importante para o cérebro e para o corpo. Uma boa noite de sono prepara o seu metabolismo para as atividades do dia seguinte,melhora a concentração e prolonga a vida. Dormir é importante para a longevidade. O horário ideal para dormir é entre 22h e 6h. Para melhorar a qualidade do sono faça uma higiene no seu ambiente de dormir: desligue a elevisão e qualquer aparelho com luz que fique acesa, verifique se o seu colchão e travesseiro são adequados para você, mantenha os lençóis confortáveis e o quarto com boa ventilação. Antes de dormir, mentalize sobre coisas boas que aconteceram e acontecerão. Mantenha o pensamento positivo.

3. Exercite o seu cérebro

Você sabia que o cérebro deve ser exercitado assim como o seu corpo? Existem aplicativos que fazem exatamente isso: pratique a matemática e o raciocínio lógico, amplie o vocabulário, treine os seus conhecimentos em geografia e história etc. Se você sempre faz o mesmo caminho para trabalhar, mude. Exercite a sua noção espacial, estimule o seu sentido da visão vendo coisas diferentes. Uma das áreas mais estudadas hoje na medicina de longevidade é a plasticidade cerebral: a capacidade do cérebro em se adaptar e se modificar de acordo com determinados estímulos.

4. Alimente-se bem

Publicidade

O alimento é o combustível do seu corpo. Quanto melhor o combustível melhor a performance do seu corpo. Uma alimentação balanceada deve conter muitas folhas verdes e de diferentes tipos, legumes e frutas. Carne vermelha deve ser consumida com moderação, devido ao potencial inflamatório. Peixes devem ser consumidos com mais frequência e verifique sempre o nível de metais pesados já que muitos peixes estão contaminados com mercúrio, um metal que intoxica o cérebro.

5. Mantenha bons relacionamentos.

Se aproxime de pessoas que te fazem bem. Pessoas que tem bons relacionamentos familiares e sociais vivem mais, são mais felizes e tem melhor saúde. Nada melhor que ter uma tarde de risadas com seus amigos, relaxar e aproveitar a vida. Desligue o smartphone por unsminutos e olhe nos olhos das outras pessoas ao seu redor. Abrace mais, sinta mais. Cultive aquela amizade que te passa boas energias.

 

Até semana que vem!

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.