PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Alimentação saudável, fitness e outras coisinhas mais

Conheça os dez alimentos que ajudam a combater o cansaço

 

Por Ana Paula Scinocca
Atualização:

Atendendo a pedidos dos leitores do blog, pedimos ao conceituado nutricionista Júlio Aquino, de Brasília, para listar os dez alimentos que ajudam a combater o cansaço. Vamos a eles:

PUBLICIDADE

1. Açafrão: Tem uma substância química que ajuda a detoxificar o fígado. Desta maneira, ajuda a fazer com que o sangue circule melhor pelo órgão, promovendo mais disposição.
2. Canela: É o antioxidante mais potente que existe, melhor que açaí e todos os berrys. Ajuda a antioxidar as partes hidrossolúveis de todos os órgãos e, dessa forma, além de rejuvenescer, também promove mais ânimo. Cuidado com o consumo no período da noite.
3. Maçã: Tem uma substância chamada ácido málico. Este agente químico é um potente ativador de uma organela celular chamada mitocôndria, que é responsável pela geração de energia de todos os tecidos. Esta fruta ajuda a produzir muita energia.
4. Noz: O próprio formato da oleaginosa nos diz a sua função. Este alimento ajuda a gerar energia no cérebro e modular a produção de vários neurotransmissores. Rica em fósforo, ajuda o neurônio e a matéria cerebral. Seus óleos tem capacidade antioxidante cerebral.
5. Ovo: Rico em vários nutrientes, dentre eles a colina, vitamina essencial para a formação de acetilcolina. Ajuda na memória e na força muscular. Tem também vitaminas do complexo B, que ajudam a produzir energia em todos os órgãos.
6. Beterraba: Rica em ferro, ajuda a combater a anemia. Sendo o ferro um mineral importante para o transporte de oxigênio sua deficiência gera falta de energia, na queda de cabelo e no desânimo do dia a dia.
7. Abacaxi: Possui uma enzima digestiva que ajuda a quebrar os nutrientes proteicos no estômago e, assim, disponibiliza mais aminoácidos que servem de blocos construtores para a produção de hormônios, formação de tecidos como músculos e reparo de órgãos.
8. Gengibre: Para os chineses, ele é gerador de energia de movimento, a chamada energia Yang. Traz energia, força muscular e desperta para os afazeres diários. No ocidente, é conhecido por melhorar a digestão. É anti-inflamatório e ajuda o corpo a produzir dopamina, um neurotransmissor que melhora a disposição e ajuda na força muscular.
9. Coco: Alimento rico em vários nutrientes. Bem conhecido, o óleo de coco é um óleo que, sob orientação e sem exageros, tem função de gerar energia para o organismo e outros tecidos, como os músculos. A água de coco é rica em potássio, mineral que auxilia a relaxar e tem efeito sedativo na hora do sono. Melhora a insônia e a disposição pela manhã. Sua carne, a polpa do coco, é rica em aminoácidos que auxiliam na construção de tecidos em geral.
10. Azeite: Rico em um tipo de óleo chamado Ômega3, tem ação anti-inflamatória, melhorando a função de todos os órgãos, visto que a inflamação diminui o funcionamento das células. Deve ser usado com moderação, pois tem grande quantidade de caloria por ml.

Até semana que vem!

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.