PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Alimentação saudável, fitness e outras coisinhas mais

Acabou o Carnaval. Hora de começar um bom detox

Por Ana Paula Scinocca
Atualização:

 

Acabou-se o que era doce. Fim de festa, especialmente para você que acha que o ano novo só começa depois do Carnaval. Mas, mesmo para aqueles que começaram a se alimentar melhor antes, mas deram aquela relaxada básica nos últimos dias, chegou a hora de um detox. Ele é essencial para a saúde humana, segundo especialistas. Para falar sobre o tema, convidamos hoje a ginecologista e obstetra Bruna Pitaluga Peret Ottani, pós-graduada em Nutrologia e membro do The Institute for Functional Medicine (IFM).

PUBLICIDADE

A seguir, eis a entrevista.

O que é detox e para que serve?

Dra Bruna  - Detox é a retirada de elementos que prejudicam a saúde de uma pessoa e a introdução de atitudes, alimentos ou suplementos que melhoram a saúde. Destoxificar é essencial para a saúde humana. Por exemplo, quando uma pessoa se a queixa de falta de energia, cansaço, fadiga, falta de ânimo para acordar, etc. O profissional que a acompanha deve entender a causa desses sintomas. Um dos erros mais comuns é a alimentação, mas podem ser metais pesados, hábitos e estilo de vida. Estamos acostumados com hábitos alimentares errados e pobres em nutrientes, logo não nutri o corpo e ainda desgasta o pouco que tem. O resultado final são sinais e sintomas de doenças. Quando esses erros são corrigidos, a pessoa se sente muito melhor: com mais vitalidade, vigor físico e mental, melhora da concentração e do humor, melhora os seus relacionamentos sociais e se sente bem consigo mesmo.

Verdade ou mito que detox consiste em apenas consumir sucos?

Publicidade

Dra Bruna - Mito. Como eu disse, o conceito de detox é muito mais do que o consumo de determinados sucos. Pode ser que a prescrição de sucos até faça parte do tratamento, mas o conceito é muito mais amplo do que isso. Precisamos identificar as causas dos sintomas e ajudar a pessoa a atingir o equilíbrio e a saúde plena.

Qual o período mínimo e máximo para a realização de um detox eficiente?

Dra Bruna - O tempo da desintoxicação depende de cada caso. Como o conceito não se refere a ingestão de sucos ou atitudes extremas específicas, cada pessoa necessita do seu tempo. O tratamento é personalizado, visando o bem-estar ee saúde. Pessoas podem demorar mais ou menos tempo dependendo da sua queixa, da adesão ao tratamento, de como mantém o estilo de vida, dos alimentos que consome.

Passado o Carnaval, onde os excessos costumam ser inevitáveis, qual o detox mais indicado?

Dra Bruna - Ajudar o fígado a superar os dias de folia! Recomendo a suspensão da ingestão de bebida alcóolica por 14 dias depois das festas (e a grande maioria das pessoas manteve essa ingestão  desde as festas de final de ano) e suporte para recuperação hepática com alimentos e suplementos, se for necessário. Pessoas com polimorfismos genéticos para alterações nas vias metabólicas de destoxificação necessitam de mais atenção e orientação. Para saber se tem ou não essas mutações, recomendo a realização de exames genéticos que são feitos de maneira simples, através da coleta de saliva, no consultório.

Publicidade

De forma geral, quais os alimentos são bons para o detox  depois do carnaval?

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Dra Bruna - Além da suspensão do consumo de bebida alcóolica, o consumo de frutas vermelhas, gengibre, cúrcuma, beterraba, castanhas, ômega 3, aveia e muitas folhas verdes (todos orgânicos, pois os pesticidas sobrecarregam muito o fígado). E, claro, ingestão de água de boa qualidade. Alguns suplementos podem ser necessários como ácido alfa lipóico e silimarina, para potencializar os efeitos do consumo desses alimentos. O consumo de alimentos com grande quantidade de açúcar devem ser evitados nesse período, pois o açúcar sobrecarrega o fígado também.

De quanto em quanto tempo é recomendado fazer detox?

Dra Bruna - Destoxificar não se trata de retirar os alimentos e sim de reequilíbrio metabólico. Logo, sempre que uma pessoa se sentir mal, desanimada, sem energia ou com qualquer outra queixa que a esteja incomodando, deve procurar um profissional qualificado para identificar as causas, nutrir o corpo e, se necessário, realizar outros tratamentos, de forma individualizada. Não existe um tempo mínimo nem máximo para fazer detox.

 

Publicidade

Feliz 2018! Agora vai!

Até semana que vem!

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.