PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Moda, beleza e estilo de vida!

Guia de estilo para ter um closet perfeito

Saiba quais são as peças essenciais para montar um guarda-roupa de sucesso. Esse guia mostra quais peças escolher para estar sempre bem vestida.

Por Taiara Desirée
Atualização:

Roupas neutras são a grande sacada. ( Foto: Pixabay)

Qual mulher não sonha em ter um closet cheio de estilo sem muito esforço? Isso é mais fácil do que você imagina, pois, investindo em poucas peças essenciais e em alguns itens extras, o seu guarda-roupa dos sonhos estará completo para você arrasar em várias ocasiões.

PUBLICIDADE

Antes de tudo você precisa definir o seu estilo e a imagem que você pretende construir, para a partir daí, entender o que lhe cai bem e o que combina com você. Respeitar a sua essência e ser você mesma é o primeiro passo para estar bem vestida.

Agora você deve estar se perguntando como saber qual é o seu estilo. É simples! Feche os olhos e tente ver a sua melhor imagem em sua mente. Em que tipo de roupa você se imagina? Quais cores você prefere e escolheria? Qual tipo de roupa você veste? Fazendo isso, você irá formar a imagem que lhe representa. Olhe-se no espelho e analise a imagem que você vê.

Você pode ser clássica, esportiva, moderna ou exuberante, ou ainda, pode até mesclar um pouco de cada um desses estilos. Mas o mais importante é identificar o que mais lhe agrada, quem você é e o que te faz bem.

Publicidade

Identifique o seu estilo. (Fotos: Pinterest) Foto: Estadão

  1. 1) A mulher clássica é mais discreta, prefere peças com cortes retos, alfaiataria, cores sóbrias, estampas mais simples e não pesam nos acessórios. Para ela, o menos é mais!
  2. 2) Já a esportiva tem um visual mais extrovertido, com mais cores, prefere conforto e, geralmente, gosta de mostrar mais o corpo. Curte a praia, a natureza e tem um visual que combina com esse estilo de vida.
  3. 3) A moderna gosta de investir nas tendências e sabe adequá-las muito bem ao seu visual. É super antenada, adora brincar com cores e estampas e tem um estilo bem descolado.
  4. 4) A exuberante ousa no salto, decotes, maquiagem e adora investir em acessórios de destaque. Dourado e cores fortes são característicos do seu estilo. Mas o importante é não exagerar, para não passar do sexy para o vulgar.

 

Descobriu o seu estilo? Ótimo!

A segunda dica fundamental é entender que nem toda moda precisa ser seguida. Moda passa, elegância fica, portanto, adaptar a moda ao seu estilo lhe fará muito mais moderna do que simplesmente jogar qualquer peça sobre o corpo.

Entendido isso, agora vamos para os itens essenciais para ter no closet. São peças básicas e indispensáveis para qualquer tipo de mulher. Independente do seu estilo, ter essas peças disponíveis do seu closet facilitará muito a sua vida na hora de se vestir.

Lista de peças de vestuário que são essenciais para ter no closet. (Fotos: Pinterest) 

  1. 1) Calça jeans de corte reto
  2. 2) Saia preta reta
  3. 3) Terno preto
  4. 4) Cardigã
  5. 5) Trench coat
  6. 6) Camisa branca de botão
  7. 7) Vestido preto clássico
  8. 8) T-shirt básica nas cores branca, preta, marinho e alguma com estampa discreta

Publicidade

Os extras que dão charme a mais:

Itens extras que fazem toda diferença na hora de montar seus looks. (Fotos: Pinterest) 

PUBLICIDADE

  1. 1) Jaqueta de couro
  2. 2) Calça bege ou cáqui
  3. 3) Echarpe ou pashmina
  4. 4) Jaqueta Jeans
  5. 5) Tênis branco
  6. 6) Blusas de alça

Cores das roupas:

O preto e branco são as cores mais clássicas e que nunca erram. O preto vai bem em infinitas ocasiões, é elegante e valoriza o corpo. O branco segue um estilo mais leve, quebra a rigidez do preto e ilumina o look. O mesmo ocorre com os tons claros como o cinza-mescla, bege e pasteis. Se você gosta de cores, o marrom, marinho, verde militar e até mesmo o vermelho bordô são tonalidades que dão muito charme sem cansar o visual. Mas nada impede que você aposte em um tom mais alegre como o amarelo, o verde ou laranja, a dica é usar em pequenas doses, como num acessório, por exemplo.

E por falar em acessórios, são eles que dão charme na produção, ou podem colocá-la toda a perder quando são mal escolhidos. Invista em bons acessórios e em modelos clássicos que são essenciais.

Publicidade

Acessórios certos para ter no closet e não ficar na mão em nenhuma ocasião. (Fotos: Pinterest) 

  1. 1) Sapatos: Um sapato fechado preto [scarpin]; uma sapatilha [preta ou bege]; uma sandália de salto; uma sandália rasteira; um sapato loafer; e uma bota clássica [sem muitos detalhes] são fundamentais. O ideal é sempre ter a primeira opção preta e depois investir na cor caramelo que é fácil de compor e produz um mega efeito no visual.
  2. 2) Clutches: são ideais para sair a noite ou para um evento. Tenha 2 opções, uma preta e outra mais glamorosa.
  3. 3) Cintos: Alguns looks pedem um detalhe a mais e um cinto bem escolhido pode fazer diferença. Para evitar erros, também prefira as cores neutras [preto, marrom e bege].
  4. 4) Óculos: Invista em modelos tradicionais que combinam facilmente com qualquer formato de rosto. São eles o aviator; wayfarer; clubmaster e o imortalizado modelo Jackie O.
  5. 5) Bolsas: Prefira modelos sem tachas e sem muita informação. Investir em três boas bolsas é suficiente. Uma preta, uma caramelo e alguma de cor [marinho, militar, marrom...].
  6. 6) Lenços: Quando bem escolhidos, podem dá um up no visual. Invista em modelos com estampas elegantes.
  7. 7) Joias e Bijuterias: Evite os excessos! Modelos discretos são muito bem-vindos e combinam com todos os estilos. As joias precisam ter versatilidade e devem seguir os conceitos básicos de proporção e equilíbrio. Elas precisam combinar entre si de uma maneira harmônica e ser adequadas a ocasião. Lembre-se, "Joias e bijuterias foram feitas para adornar - e não para fazer você parecer rica." [Coco Chanel]

Fazendo uso dessas dicas e investindo corretamente nos itens essenciais, nos extras e nos acessórios certos, é fácil montar um closet de sucesso e compor inúmeros looks alternando as peças.

Você não precisa ter muito, mas sim, ter o fundamental.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.