Foto do(a) blog

Ser mãe é padecer na internet

Opinião|Criando filhos para o mundo

PUBLICIDADE

Atualização:

A coisa que eu sempre quis é que meu filho se tornasse uma pessoa boa. Fosse honesto, tivesse caráter e bom coração. Desde pequeno ensino que a gente não pode fazer com os outros o que não queremos que façam com a gente. Esse é meu lema de vida e embora seja simples e clichê, sempre acreditei que se levado à risca, pode tornar o mundo um lugar legal de viver.

Não quer que te batam, não bata.

PUBLICIDADE

Quer que dividam os brinquedos com você, empreste os seus.

Quer que o mundo seja gentil com você? Seja gentil com o mundo.

Primeira reunião individual do Samuca na escola este ano. Por uma coincidência incrível de horários, eu e o marido estamos livres e podemos ir juntos. Um não vai precisar contar para o outro o que a professora falou e nem fazer anotações (peço isso quando é ele quem vai já que é extremamente lacônico ao me dar feedback e eu a-do-ro de-ta-lhes). A professora elogia várias coisas do nosso filho: boa dicção, ótimo argumentador, boa cultura geral, muito educado. Em contrapartida é meio inseguro para novos desafios porque tem medo de falhar em público (Será que cobramos ele demais? - entreolhamo-nos). Tem bom coração (eba!) e se magoa quando as pessoas não são tão gentis e atenciosas como ele (ops). "Precisamos fortalecer o Samuel", disse a professora.Depois disse que ele respeita muito a fraqueza do outro e por isso fica frágil aos olhos das outras crianças. Ela dá como exemplo um menino da escola (sobre quem eu conversei com o Samuca e pedi paciência na primeira vez que ele me contou que não gostava do menino). Enquanto as outras crianças não têm muita paciência com esse guri o Samuca é tolerante demais (a meu pedido, gente!) e por isso é com o Samuca que o menino implica, já que ele não reage. Sacou? Quando a professora foi questionar o Samuca do porquê ele não mostrar ao menino o seu descontentamento ele deu todos os argumentos que eu apresentei a ele: "Ele não sabe falar ainda e por isso fica nervoso, prô! A gente tem que ter paciência com ele!". E a professora contra-argumentou: "Mas isso não dá o direito dele te perturbar". Sacou, parte 2? Você acha que fez o bem para o seu filho ao torná-lo uma "pessoa tolerante", mas na verdade não o fez. "O mundo se aproveita de pessoas como o Samuca", sentenciou a professora. Soco no estômago.

Publicidade

Lição de casa para mim e para o marido: Mostrar ao Samuca que ele pode reagir, sim. E que há várias formas de reagir sem bater. Dois dias de conversa, a professora vem me contar como ele mudou. Ao ser incomodado ontem, mandou essa: "Se você não parar com isso vou mostrar como eu sou ruim quando fico nervoso!" O menino parou. Foi uma coisa meio "O Incrível Hulk", mas ok. Lição aprendida: Temos que preparar nossos filhos para o mundo. Não abrir mão dos nossos princípios, mas lembrar todos os dias que grande parte do mundo talvez não compartilhe deles.

Opinião por ritalisauskas
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.