Uma modelo americana chamada Sarah Stage postou ontem em seu Instagram a foto comemorando a entrada no nono mês de gravidez. “Entro no nono mês esta semana. Ele já tem seis libras (2,7 kgs) e ainda faltam quatro semanas”. Os comentários, claro, são os mais diversos.

Sarah Page belfie

“Onde está o bebê? Que estranho!”

Uma grávida marca a amiga também grávida e comenta: “Laura, ela está em melhor forma que a gente, e também estamos de nove meses!”

Em francês, outra comenta: “O bebê está nos seus seios?”

Também já temos uma brasileira postando sua barriguinha sarada grávida por aqui. Esse tipo de foto, aliás, foi batizada de “belfie” (belly= barriga + selfie= vocês já sabem o que significa). Bella Falconi (dei um google e descobri que é uma “musa fitness”, sabe-se Deus o que isso significa) afirmou dia desses que com a gravidez “vem a alegria, vem bunda, peitão e também celulites”. Logo depois, a ressalva:  “eu poderia fazer qualquer tratamento cosmético para melhorar a situação” mas “jamais faria nada para prejudicar a gravidez em prol da perfeição quando a perfeição nada mais é do que poder gerar uma vida dentro de mim”.

Mas por trás desse “desapego” com a forma, posts e mais posts falando de… peso.

“Já engordei três quilos e meio. Será que vou passar dos 9 que minha médica recomendou?”

A modelo fitness Bella Falconi comemora a 17.a semana de gestação com uma "belfie" no Instagram.

A modelo fitness Bella Falconi comemora a 17.a semana de gestação com uma “belfie” no Instagram.

Nos comentários, aberta a temporada para saber quem engordou menos. Ou voltou à forma antes:

“Tô com sete meses e engordei cinco kgs!”

“Eu já perdi dez kgs 50 dias após o nascimento da minha filha!”

Quem não consegue, lamenta-se:

“Estou de sete meses e já são 10kgs a mais!”

Nas revistas americanas, as matérias no estilo “como ter uma barriga sarada na gravidez” começaram. A Cosmopolitan publicou uma cujo título é: “Como a barriga tanquinho de Sarah Stage é possível. Você pode ter um abdômen insano durante a gravidez. Veja como”.

Entre as “dicas” está: “comer pequenas porções durante o dia vão ajudar a manter a integridade do músculo, assim ele não estica”. Palmas para quem propõe dieta restritiva para uma grávida.

Claro que exercício físico e gravidez tem tudo a ver. Claro que não engordar muito durante a gestação faz bem à saúde da gestante. Mas daí a almejar um abdômen sarado no nono mês de gestação vai uma distância imensa.

Se você achava que durante a gravidez ia poder relaxar da ditadura fitness, estava enganada. Mas pode fazer como eu: Veja essas fotos tomando café e comendo um belo sonho de padaria, liberalidade que começou durante a gravidez e que ainda me acompanha 5 anos depois.  Aproveite toda a energia que o açúcar tem a nos oferecer, dê uma sonora gargalhada e e vá ler sobre algo que tenha mais importância.

_________________________________________________________________________________________________

Leia mais: Por que eu não vou te visitar na maternidade

Curta o “Ser mãe é padecer na internet” no Facebook: https://www.facebook.com/padecernainternet

Siga Rita Lisauskas no Twitter: https://twitter.com/RitaLisauskas

No Instagram: http://instagram.com/ritalisauskas

Quer falar com o blog? Escreva para ritalisauskas@gmail.com