PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Reflexões sobre histórias e clichês femininos

O afeto é mais legal

Aconteceu nesta manhã. E, com sorte, tem sido cada vez mais comum. Trata-se de um sentimento bom, que às vezes, do nada, aparece e fica. No meio da lambança toda, do trânsito, do Facebook cheio de discursos de ódio, uma sensação boa aparece e se salva. Antes de sermos capturados por um sentimento de enorme "segunda-feira" batendo na cabeça, tem uma vida que se apresenta para nós é que é também uma delícia. É um refrão que diz: o afeto é mais legal.

Por Marilia Neustein
Atualização:

Talvez chamem isso de epifania, de felicidade, eu gosto de chamar de calma. É uma calma que invade a gente, tira as tensões, elimina a preocupação com o horário, com o compromisso, com essa coisa difícil que é o cotidiano. Essa sensação é subjetiva. É coisa que surge das situações mais comuns e prosaicas, chega até a ser meio bobo: um tomate bonito que você encontra no supermercado,uma amiga querida que liga para contar que está grávida e que te deixa emocionada porque parece que foi ontem que seus pais iam buscar vocês em festinhas, onde tomaram um porre de jurupinga. Tudo porque o afeto é mais legal do que as coisas desanimadoras.

PUBLICIDADE

Esse sentimento bom nasce, às vezes, de férias que acenam de perto, chamando para um bom descanso, olhar para casa e ver que ela está do jeito que você gosta, com edredom cheiroso. Surge ao pedir uma comida na sexta à noite e ficar junto com o amor, fazendo maratona de séries. É isso, gente. O afeto é mais legal. Porque, no fim do dia, não é o que você leu no Facebook sobre uma coisa ou outra que vai definir o seu humor. Não é o ódio destilado, as brigas por conta de política ou todas as burocracias de bancos e operadoras de celular que parecem tirar a gente do sério, mas são nossos vínculos afetivos. É emprestar um vestido para uma amiga, tomar café sem pressa no domingo de manhã. É aquele olhar da sua mãe lhe dizendo "sei tudo o que você pensa e sempre vou estar do seu lado". Não é isso que importa na vida?

Temos que aprender a nos comportar novamente. Lembrar que o afeto é mais legal, mesmo. Afinal, os amigos estão aí. Tem vinho, tem cerveja, tem o fim do ano anunciando que está perto. Tem Réveillon para programar, reencontros esquisitos, memes engraçados, churrascos, filhos, soneca na areia. As coisas caminham, enfim.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.