Eu vou mostrar pra vocês como se dança um baião. Ou uma valsa um rap um rock. Nos cds desses moleques tem ritmo quebrado variado tem os 4 lados do vasto mundo misturados. São 3 jovens já maduros, 3 músicos que compõem de tudo: Gabriel, Leo e Luque, 3 corações nas cordas da poesia e do batuque. Seus álbuns são luxo só, música-show, tudo nos trinques no tom som-sur-som. Da-lata du-bão. Mas é comum, no ambiente alternativo, ótimos compositores dos quais não se achem bons registros ao vivo. Ou cujo material de divulgação não tem as necessárias condições. Por isso a importância dos saraus, pro cara quebrar a cara, sair da toca e se tocar. Sair da casca da casinha do casulo e se soltar. E o surgimento de canais como o Peixe Barrigudo, o Elefante Sessions e o Sofar, com acessíveis ofertas de qualidade técnica de gravação e grupos antenados que fazem boa divulgação. Nossa contribuição: há uma nova seção (mostra a tua cara!) pra acolher até os artistas caseiros, que produzem bem mas se escondem, sabe-se lá o motivo. Nesse blog, porém, não tem depois nem talvez. Aqui todos têm voz e vez. Então, ói nóis aqui traveis. Ou melhor, ói eles aqui procês.

 

 

… … … …. …. …. … …. 

GABRIEL DE ALMEIDA PRADO

… … … …. …. …. … …. 

 

 gab

 

“Tudo cobra.
Respirar é combustível, mas é dose de veneno.
Peito cobra.
Cada vez que bate é uma batida a menos”

(Cobra, de Gabriel de Almeida Prado e Daniel Ramos)

 

Conheci o Gabriel de Almeida Prado numa roda de violão. Compositores se alternavam mostrando trabalhos autorais no quintal da casa do Kleber Albuquerque (seu parceiro em Sujeito-Objeto, bela canção postada abaixo). O Gabriel me surpreendeu logo na primeira música. Simpatia, cara de molecão e muita desenvoltura pra um jovem rodeado de feras (KleberAdolar e Policastro estavam lá). Ainda por cima, enfileirou umas 3 ou 4 canções de cair o queixo: letras e melodias bem casadas, encaixadas em levadas supergostosas de se ouvir. Agora esses temas e poemas plenos de amor, humor e inteligência estão no cd A língua e a alma (reparem também no belo trabalho gráfico do Guilherme Kramer). Dura missão escolher só uma ou duas faixas para comentar. São finos biscoitos pra se deliciar demoradamente: Filme Tailandês (parceria com Neno Miranda), Leve LeveCoração Blue (com Léo Nogueira), No Bolso (com Élio Camalle) e a superdivertida Fim do Fim do Mundo (com Léo, Élio e Kana Nogueira). Gabriel é daquelas apostas certas, barbadas que o tempo vai consagrar. O reconhecimento virá, célere ou lento, inevitavelmente. Senhores da indústria lucrativa da mesmice, nem adianta tramar ou torcer contra. Gabriel é joia rara, impagável. Voará para além dos êfemeros produtos das ondas viciadas do rádio negociável. Seu sucesso é outro. E é feito a primavera do poeta: inexorável.

Abaixo, seu ótimo cd, completo. Na sequência, duas gravações diferentes das do disco. E a letra superinventiva de Sujeito-Objeto.

 

Sujeito-Objeto

(Gabriel de Almeida Prado e Kleber Albuquerque)

“Hey Pasquale!
Porque o andar dessa menina
Sempre rouba palavras da minha boca?
Hey Aurélio!
Porque o olhar dessa garota
Planta versos na minha cabeça oca?
Michaelis!
Então me diga o motivo
De tantos adjetivos impulsivos, corrosivos, vocativos, transitivos, possessivos, atrativos, supletivos, primitivos, radioativos sem ter um porquê?

E assim de modo indireto ela faz desse sujeito um objeto”.

 

 

… … … …. …. …. … …. 

LUQUE BARROS

… … … …. …. … …. …. 

 

O gaúcho Luque Barros começou a carreira nos anos 90, tocando em bailes. Em 1997, aos 22 anos, veio para São Paulo e ingressou na Banda Glória, de Fred Mazzuchelli. Tocou com artistas como Vanessa da Mata, Elza Soares, Renato Teixeira, Otto e Tulipa Ruiz. Após participar de trabalhos coletivos, está lançando Muito Pouco Menos Mais, seu primeiro disco solo como cantor e compositor. Ouçam a minha preferida, Você e Eu, e Desacelerar, duas de suas belas canções:

 

 

 

 

… … … …. …. …. … …. 

LEO MIDDEA

… … … …. …. … …. …. 

O cantor Leo Middea faz parte do cenário alternativo da nova mpb carioca. Está lançando A Dança Do Mundo, cd com 11 músicas que explicitam a vontade de fazer e viver da música, emoções que o artista acumula desde seu primeiro álbum, Dois. Do carimbó ao rock, seus sons buscam uma identidade genuinamente brasileira, mas com referências do mundo todo. A excelente cantora Laura Lavieri, conhecida por seu duo com o admirável Marcelo Jeneci, faz participação em Celebração. Bruna Moraes empresta sua linda voz a Pedaço do Céu. Abaixo, o cd completo e uma gravação ao vivo pra vocês curtirem a força da interpretação desse talentoso jovem. Leo ainda não toca no rádio, mas já toca aqui, no coração desse blog.

 

 

 

… … … …. …. …. … … …  

MOSTRA A TUA CARA!

… … … …. …. …. … … …

 

Desde o começo desse blog, recebo e-mails e mensagens de músicos e cantores que me parabenizam por abrir espaço para artistas alternativos. Alguns contam sua história e suas lutas, uns anexam links e arquivos de canções, outros sugerem pautas de shows e pedem divulgação. Respondi a cada um deles agradecendo a confiança e prometendo ouví-los, mas confesso que nem sempre há tempo suficiente para isso. Hoje, me desculpando pelo atraso, inicio a seção em que exponho alguns desses trabalhos.

 

 

… … … …. …. …. … …. 

JULIANO LOPES

… … … …. …. … …. …. 

 

O Juliano Lopes é um desses artistas que conheci através da troca de ideias por e-mails, logo após lançar o blog. Ele compõe interessantes temas instrumentais inspirados em grandes mestres da pintura. Brinca com a intersecção das linguagens: tintas, acordes, cores, teclas… pincéis, sons, emoções… olhos, ouvidos, arrepios… sensações: a beleza fortalecendo a alma, apaziguando o coração. Muito bom, Juliano. Ouçam que viagem prazerosa:

https://youtu.be/Now_MHqJU5c … Inspirado em Claude Monet.

https://youtu.be/lj55MfcZZ20 … Ilustrado com as pinturas de Van Gogh.

https://youtu.be/_9g65qNIPYA … Sobre os trabalhos de Modigliani e Egon Schielle.

Pra terminar, esse belo clipe baseado nas obras de Gustave Klimt:

 

 

 

… … … …. …. …. … …. 

VLAD MOURA

… … … …. …. … …. …. 

 

O cantor e compositor Vlad Moura tem mais de 20 anos de estrada, está em seu terceiro disco independente e já vendeu mais de 20 mil cópias apenas no boca-a-boca, sem empresários ou assessoria de imprensa. Tem centenas de vídeos postados no youtube pelos fãs que o adoram e desejam divulgá-lo mundo afora. Além dos shows habituais, canta em bailes, clubes, associações de amigos e shoppings, pois ‘todo artista tem de ir aonde o povo está’. Ei-lo aqui, fazendo a alegria da galera. Parabéns, Vlad, você é demais!

 

 

 

 

… … … …. …. …. … …. 

CURSOS

… … … …. …. … …. …. 

De 18 a 22/4 – segunda, quarta e sexta …  O artista independente: perspectivas da comunicação contemporânea é o tema do curso no Centro de Pesquisa e Formação SESC SP, que será ministrado pela jornalista Agnes Franco e pelo músico e jornalista Vinícius Castelli.
Dia 23 – sábado – 16h … O cancioneiro brasileiro: origens e gêneros … Também ministrado no CPF SESC, o curso será apresentado pelo tenor Alberto Vieira e pelo multi-instrumentista Nicolas de Souza Barros.
 Pela internet … Curso de Harmônica  … Os interessados em tocar gaita de boca já têm mais um modo de aprender. O novo site do Ale Ravanello, da banda de blues Ale Ravanello Blues Combo, promete ensinar a quem quiser conhecer ou ampliar seus conhecimentos sobre a harmônica. Além da simpatia, confira a qualidade e o compromisso do músico:

 

 

… … … …. …. …. … …. 

AGENDA DA SEMANA

… … … …. …. … …. ….

 

Dia 20 – quarta – 19h … Alex Almeida Acústico … O músico se apresenta no Carauari Bar e Mercearia tocando clássicos do rock nacional e internacional, além de sucessos pop e mpb em versões intimistas. Na Vila Maria.

 

Dia 20 – quarta – 20h30 … FLICristina – Feira Literária de Cristina – MG … De 20 a 24 de abril, a programação traz palestras, debates, lançamentos de livros, contação de histórias, saraus poéticos, exposições, shows, instalações/intervenções/performances literárias e estandes de editoras e livrarias. Presença, entre outros, de Marcia Barbieri, Marcelo Nocelli, Eduardo Lacerda e Ademir Assunção. Todas as atividades são gratuitas.

Dia 20 – quarta – 22h … Rock Insane no Alkatraz Rock Bar … Banda apresenta o melhor do rock nacional e internacional. No bairro do Bexiga.

 

 

Dia 21 – quinta – 21h … SHOW MPB UNIVERSITÁRIA … Edu Franco, Márcio Policastro, Adolar Marin, Max Gonzaga e Fernando Cavallieri, compositores ligados ao Clube Caiubi, nata da nova mpb paulistana, se apresentam no Garagem Vinil, em Pinheiros.

Dia 23 – sábado – 14h … Sarau na Afonso Schmidt … O Programa Veia e Ventania leva mais uma vez os Poetas do Tietê à biblioteca. Neste mês os convidados são os autores da Editora Essencial, a atriz Eveline de Meneses e a Cia Teatral Terremoto.
Dia 23 – sábado – 17h … Autoria Ano 13 … Show com vários artistas de samba, rock e mpb: Célia DemézioPaulo César Luz, Mário Sérgio Soares, Luiz Cláudio de Santos, Paulo Maymone e Elenira Ribeiro entre outros. No Corisco Mix, em Santos.
Dia 23 – sábado – 18h …  Sarau Encontro de Utopias … Além do sarau com palco aberto, a escritora Marah Mends lança Amarguras de uma Paixão – parte 2 e a cantora Indy Naíse faz pocket-show. Campanha arrecada livros infantis e infanto-juvenis para crianças e mulheres sem teto. Contribua. No CCSP.
Dia 23 – sábado – 19h … Augusto Teixeira e Leonardo Costa no Café mais musical da Vila Mariana … Augusto Teixeira (voz e violão) apresenta as canções que farão parte de seu cd Estação Felicidade, acompanhado pelo violonista Leonardo Costa. Na Vila Mariana.

Foto da capa

Dia 23 – sábado – 21h … MOTORHELL BRASIL NO BAR DO LÊ … Banda do guitarrista Rodney Calfa faz tributo ao Motorhead. No LêRock Bar, na Vila Maria. Grátis.
Dia 24 – domingo – 10h … Sarau matinal Beco dos Poetas … Encontro de poetas, músicos e amigos que gostam de arte. Guilvan Miragaya lança seu livro Espinheiros.
Dia 24 – domingo – 16h … Sarau do Castelo Hanssen “O Teu Sonho Não Acabou” Homenagem a Eugenio Asano … Homenagem em forma de dança, música e poesia ao poeta, editor e grande amigo que infelizmente nos deixou. Na Casa dos Cordéis, em Guarulhos.
Dia 24 – domingo – 17h … Nina Oliveira (24/04) – AUGUSTA 339 … Apresentação da ótima cantora, com show de abertura a cargo de Leticia Picolo, Ulisses Avelino, Matheus Nunes e Caio Bars. A casa seleciona músicos para futuros eventos pelo email hillentretenimento@gmail.com
Dia 24 – domingo – 20h30 … Acabaxepa no Parlapatões … Banda Abacaxepa faz show no palquinho externo do Espaço Parlapatões, na praça Roosevelt.
Dia 26 – terça – 19h30 … Sarau Paulistano 7 Gente de Palavra – Daniel Perroni Ratto … Evento com palco aberto. Nesta edição, homenageia o poeta Daniel Perroni Ratto. Com apresentação de Rubens Jardim e Davi Kinski, na Livraria Aliança Sebo e Cafeteria.

 

 

… … … …. …. …. … …. 

POR HOJE É SÓ.

BOM FERIADO A TODOS.

ATÉ A SEMANA QUE VEM!

… … … …. …. … …. ….