PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Males crônicos - crônicas sobre neuroses contemporâneas

Opinião|A vida é melhor com uma pitada de drama

Nos iludimos o tempo inteiro, negando a falta de glamour da vida cotidiana. O perigo é nos apegarmos às ilusões, transformarmos elas em convicções e, com isso, deixarmos de aproveitar o melhor da vida: suas contradições.

Foto do author  Renato Essenfelder
Atualização:

______________________________________________

PUBLICIDADE

É difícil reconhecer um erro, independentemente de sua gravidade ou extensão.

Mesmo os ínfimos, inocentes. Minha filha, quando menor, ainda que pega em flagrante, negava tudo. Não fui eu quem quebrou o vaso. Não fui eu quem manchou a parede. Não fui eu quem comeu o chocolate. Não, não e não.

Às vezes - ou geralmente - se tratava de algo realmente bobo, e eu não continha o riso enquanto dizia, serenamente: mas eu sei que foi você. Não adiantava. Ela negava os fatos até o ponto em que, sendo impossível prosseguir na estratégia, desabava em choro. Ainda assim, não admitia a falha.

[Nessas horas, a que o pai deveria se apegar? Ao coração, que ingenuamente confia, ou à razão, que cruamente vasculha indícios e tece explicações?]

Publicidade

 Foto: Estadão

 arte: loro verz

Crescemos, mas não mudamos. Atravesso a avenida Paulista enquanto me atravessam questões sem resposta. Afio as lâminas da prataria, verifico lâmpadas, sonho, rumino: é desejável viver sem ilusões?

Há ilusões e ilusões. A da criança amadurece com o corpo. No caminho, pode perder seu estatuto mágico e, vestida de ferro, converter-se em um dogma que atropela todos os fatos. Soterra a vida.

Convicções são entidades algo misteriosas, algo divinas. Sempre perigosas. Hoje, no latifúndio das redes sociais, as certezas laboriosamente construídas se multiplicam. São memes, frases feitas, correntes milagrosas e teorias conspiratórias.

Em tudo viceja o mais raso negacionismo - o mesmo da criança de mãos sujas de tinta que diz não saber como surgiram manchas na parede. Inventam-se longas histórias, articulam-se fantasias sofisticadas para obscurecer o óbvio. É difícil reconhecer um erro ou um engano, a qualquer idade.

Publicidade

______________________________________________

*Siga Males Crônicos no Facebook.

Twitter do autor: http://twitter.com/essenfelder

Um conto fantástico: A guerra das torres.

 ______________________________________________

Publicidade

Mesmo quando não há erro a admitir, é doloroso reconhecer que o mundo é menos fantástico do que gostaríamos.

O mundo bruto, sem cortes nem edição, dificilmente oferece matéria-prima para romances de espionagem, novelas melodramáticas, hinos inspiradores. Na maior parte do tempo um sem número de pessoas medíocres está levando, mediocremente, a vida. Não há glamour em acordar cedo, fazer café, trabalhar, voltar, ligar a TV, dormir.

Sem a arte a vida não é possível. Vivemos de romancear sucessos e fracassos. Insistimos em teses absurdas sobre compra e venda de torneios, de eleições, de provas. Isso deixa tudo mais interessante, pois. Que mal haverá? Às vezes o mundo sincero se resume a sorte e azar.

Lavar a louça, estender a roupa, não há nada de extraordinário nisso. É assim todos os dias para a maior parte das gentes, até que morram. Como suportar a brutalidade das coisas sem razão, que vêm e vão?

Faça da sua vida algo extraordinário. Na impossibilidade, invente-se.

Publicidade

Desde crianças sabemos que a vida é melhor com uma pitada de drama.

______________________________________________

*Siga Males Crônicos no Facebook.

(Não esqueça de clicar em "obter notificações" na página)

Atualizações todas as segundas-feiras.

Publicidade

Twitter do autor: http://twitter.com/essenfelder

Um conto fantástico: A guerra das torres.

______________________________________________

 

Opinião por Renato Essenfelder

Escritor e professor universitário, com um pé no Brasil e outro em Portugal. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP e autor de Febre (2013), As Moiras (2014) e Ninguém Mais Diz Adeus (2020). Docente e pesquisador nas áreas de storytelling e escrita criativa, escreve crônicas de cultura e comportamento no Estadão desde 2013.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.