Foto do(a) blog

Pelo desenvolvimento integral das crianças e seus direitos

Carla Camurati promove abertura do Festival Internacional de Cinema Infantil pela primeira vez em SP

Dirigido e criado pela atriz, produtora e roteirista Carla Camurati há 15 anos, o FICI é único festival nacional dedicado ao público infanto-juvenil e passará por cinco cidades brasileiras, de setembro até a primeira semana de dezembro. Nesta 15.ª edição, a programação reunirá 120 filmes de 25 países, algo que representa mais que o triplo de lançamentos do gênero no Brasil em um só evento e abre sua temporada pela primeira vez na cidade de São Paulo. O FICI tem meia-entrada para todos e, este ano começou em São Paulo (SP) no último dia 21 de setembro. Nesta cidade fica até a 1º de outubro. Depois, o FICI estará de 2 a 12 de novembro em Salvador (BA), Aracaju (SE) e Natal (RN), e vai ao Rio de Janeiro e Niterói (RJ) de 24 de novembro a 3 de dezembro. A programação completa está disponível em:  http:// festivaldecinemainfantil.com. br/.

PUBLICIDADE

Por Terciane Alves
Atualização:

Dez em cada dez atores que falam a respeito da criadora do FICI, respondem unânime: a atriz Carla Camurati tem um papel decisivo para o cinema brasileiro, desde a metade dos anos 1990. Foi precisamente em 1995, quando o seu longa-metragem de estreia, Carlota Joaquina, tornou-se um marco na retomada da produção do cinema nacional naquele período devastado e carente de obras audiovisuais.

PUBLICIDADE

Desde então ela não parou mais. Rosto conhecido da televisão brasileira e teatro, Carla passou a dedicar-se ao Cinema em várias atmosferas, da produção, à distribuição, contemplando a interlocução com vários atores da gestão pública desde então. Dois anos depois de Carlota Joaquina, em 1997,lançou La serva padrona, baseado na ópera de Pergolesi, segundo longa-metragem. Em 2001, dirigiu, produziu e distribuiu Copacabana, inspirado em histórias do famoso bairro carioca. Abriu a partir daí a Copacabana Filmes, também para títulos de outros diretores, e em 2007, foi convidada pela secretária de cultura do Estado do Rio de Janeiro Adriana Rattes a assumir a presidência do Teatro Municipal. E desde 2003 idealizou e dirige o Festival Internacional de Cinema Infantil.

Carla explica que o FICI é tecido de uma forma que mescla exibição de filmes internacionais e nacionais inéditos, com espaços para curtas, médias e longas-metragens, tem mostras especiais, espaço para as crianças e para os professores, em especial de escolas públicas,além de oficinas e debates com representantes de políticas públicas e criadores. Tem ainda uma premiação para o cinema, uma fórmula para unificar várias vozes do cinema para a criança.

 Foto: Estadão

O currículo do festival tem garantido credenciais nacionais e internacionais. O FICI já levou mais de 1,5 milhão de espectadores aos cinemas, e exibiu mais de 1.000 filmes de 25 países. Nesta edição, tem patrocínio do Ministério da Cultura, BNDES, Cinemark, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, apoio institucional do Sesc e apoio do Telecine, Globo Filmes, TV Brasil e Afinal Filmes.

Abaixo, trechos de uma primeira conversa com Carla Camurati sobre cinema e infância. Nesta semana a gente ainda volta com informações sobre o Fórum Pensar a Infância, que acontece na próxima quarta-feira, dia 27, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, com programação o dia todo, com debatedores sobre o fazer cinema para a infância.

Publicidade

Nossa Infância -Há também atividades para as crianças, de engajamento. Pode explicar como são? 

Carla Camurati - Para instigar o pensamento crítico, o FICI 2017 realiza as tradicionais sessões 'Pequeno Jornalista' e 'Pequeno Cientista'. No primeiro, as crianças tem a oportunidade de entrevistar um profissional da imprensa logo após uma sessão do filme 'Professor Sapo'. Dúvidas sobre o universo dos robôs, retratado em 'Wall-E', poderão ser esclarecidas com um especialista no tema, logo após uma exibição que promete muita diversão e aprendizado. O  FICI também realiza a Mostra Novos Jovens, com foco nos pré-adolescentes e adolescentes para assistir e discutir os assuntos abordados nos filmes da programação da mostra, como 'Filhos de Bach', coprodução Brasil - Alemanha, e os filmes franceses 'Garota Impossível' e 'O Novato'.

 

Nossa Infância - Como vocês estimulam a nova produção brasileira para este público?

Carla Camurati - O FICI exibirá os curtas-metragens selecionados durante a 10ª edição do Prêmio Brasil de Cinema Infantil, que fomenta o reconhecimento de novos cineastas brasileiros e suas obras. Os 22 curtas concorrentes serão exibidos em sessões no Cinemark Eldorado, no dia 29 de setembro. A etapa final da premiação, em novembro, contará com um júri formado exclusivamente por crianças da cidade de Natal, elegendo os melhores curtas de live- action, animação e da Mostra Teen.

 

O que destacar do Panorama Brasil ?

Publicidade

Carla Camurati - serão exibidos os melhores filmes brasileiros para crianças recentemente lançados ou em fase de lançamento, como, por exemplo,'Detetives do Prédio Azul (D.P.A)', 'O Filme' (2D); 'Lino, uma aventura de sete vidas' (3D); 'A Professora de Música' (2D); 'A Família Dionti' (2D) e 'Bugigangue no Espaço' (3D).

 Foto: Estadão

Peixonauta: pré-estreia nacional em 3D

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

 

Nossa Infância - Como se dão as apresentações da programação internacional?

Carla Camurati - Para o Programa Internacional, serão apresentados títulos com dublagens exclusivas. Temos em cartaz produções como a alemã 'Do Meu Tamanho', que conta a história de um menino que mora em um orfanato e sonha em conhecer seu pai. Por isso, ele vai ao seu encontro e, dali, nasce um novo relacionamento. A animação 'Os Comedores de Meia', da República Tcheca, Eslováquia e Croácia, apresenta a história de criaturinhas que vivem ao nosso lado e, sem que ninguém perceba, comem nossas meias. Também da República Tcheca, será exibido o filme 'Pat & Mat', derivado da série homônima e já apresentada no Brasil com o título 'Zeca & Joca'. O longa é composto por uma coletânea de histórias nas quais os personagens criam saídas inventivas e bem-humoradas para problemas do dia-a-dia. As produções audiovisuais mexicanas têm espaço na programação com a mostra 'Foco México', que conta com películas selecionadas pelo consulado do México. Haverá sessões de dublagem ao vivo dos filmes 'A Fantástica Fórmula do Dr. Funes', dirigido por José Buil, 'Um Cavalo Chamado Elefante', de Andrés Waissblut e do divertido 'Por Meus Bigodes', de Miguel Caramés. Dentro dessa programação, haverá também exibições de uma seleção de seis curtas mexicanos de animação. A Holanda também estará representada no Festival, por meio do ciclo 'Mestres da Infância', que levará às telonas três trabalhos assinados pela roteirista holandesa Mieke de Jong: 'O Circo de Rinti', 'Professor Sapo' e 'Sem Família'série inédita no Brasil, que teve sua première dia 25 de setembro no FICI, com a presença da roteirista. O FICI também promove sessões com Dublagem ao Vivo, com longas-metragens exibidos na língua original, porém com dublagem feita por profissionais em tempo real dentro da sala de exibição. O programa contará com filmes como 'Kai', da Coreia do Sul, desenho animado que conta a história de um garoto que resgata a irmã e protege a aldeia onde vive, e 'O Reino dos Sapos', animação chinesa que será exibida em 3D, que conta a história de uma princesa que se disfarça de homem para competir por sua liberdade.

 

O que você destacaria sobre clássico Internacional? 

Carla Camurati - Na categoria clássico internacional, o filme 'Mary Poppins' será apresentado em sessão exclusiva. Animações internacionais recém-lançadas também voltam como Se Você Ainda Não Viu, como 'Sing - Quem canta seus males espanta' (3D), da Universal; 'Trolls' (3D) e 'O Poderoso Chefinho' (3D), da FOX;  'Moana, Um mar de aventuras', da Disney; e o belga indicado ao Oscar 'Minha Vida de Abobrinha', da Califórnia Filmes, também trarão diversão às crianças.

Nossa Infância - O FICI também apresenta filmes que narram problemas ou dificuldades na infância, destacaria alguma produção?

Carla Camurati - O filmealemão 'Do Meu Tamanho' é um bom exemplo. Ele traz essahistória de garoto que mora em um orfanato e parte em uma jornada para encontrar o pai. No caminho descobre que o pai é anão e vai ter de também aprender a lidar com o diferente.A animação 'Os Comedores de Meia', da República Tcheca, Eslováquia e Croácia, apresenta a história de criaturinhas que vivem ao nosso lado e, sem que ninguém perceba, comem nossas meias, para crianças pequenas, e reserva boas surpresas.

 

Publicidade

Nossa Infância - O que você poderia salientar sobre lançamentos, filmes inéditos e clássicos?

Carla Camurati - Nas sessões de pré-estreias Brasil, o público terá a chance de conferir, com exclusividade, a première dos filmes 'Peixonauta, o Filme' (3D); 'Historietas Assombradas - o Filme' e 'A Menina Índigo', produções que ganharão as telas dos cinemas nos meses posteriores ao FICI. A Sessão Telecine de Cinema traz 'Louis & Luca - A corrida do queijo', filme norueguês inédito nos cinemas brasileiros, que conta a divertida história de uma disputa inusitada entre duas cidades vizinhas e muito rivais. Por exemplo, a terceira pré-estreia do FICI será 'Peixonauta, O Filme 3D', também originado da franquia de animação de mesmo nome, no dia 30 de setembro, às 17h30. A animação começa quando o Dr. Jardim, avô da esperta Marina, desaparece. A menina, junto com o peixe-agente Peixonauta e seu amigo Zico, partem para resgatá-lo e descobrem algo muito estranho: todos os moradores da cidade sumiram! Para conseguir solucionar esse grande mistério, Peixonauta contará com a ajuda de todos seus amigos e viverá sua maior aventura, pela primeira vez, na cidade grande.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.