Foto do(a) blog

Reflexões sobre gênero, violência e sociedade

Chris Brown e a reincidência dos agressores

PUBLICIDADE

Por Nana Soares
Atualização:
Chris Brown, o cantor que acumula denúncias ao invés de prêmios. Foto: Pixabay

Em 2009, ganhou o mundo uma foto da cantora Rihanna com visíveis marcas de agressão no rosto, causadas pelo seu então namorado, o também cantor Chris Brown. Rihanna denunciou o caso, terminou o relacionamento e o cantor foi condenado a prestar serviços comunitários (!) por conta do episódio. Declarou-se arrependido, disse ter entendido a mensagem e aprendido com o erro.

PUBLICIDADE

Corta para 2017, com outra ex-namorada acusando o ator de agressão diversas vezes durante o relacionamento. Segundo Karrueche Tran, Brown declarou a amigos que "se ela não ficasse com ele, não ficaria com mais ninguém" (frase bastante proferida por assassinos de mulheres). Por conta das ameaças de morte, a modelo pediu uma ordem restritiva contra o cantor. Hoje, Brown não pode chegar a menos de 90 metros dela.

Semana passada,mais um caso para a lista: o cantor foi fotografado "agarrando uma mulher pelo pescoço". Ao lado, uma terceira pessoa parece agir para soltar a mulher das mãos de Brown. A defesa do cantor alega que o ato foi uma brincadeira entre os dois, que são amigos e assim o permanecem. Brincadeira curiosa de se fazer quando se é um condenado na justiça pelo mesmo crime.

Acho impressionante Brown continuar solto. Mais impressionante ainda que ele consiga namorar outras mulheres apesar de seu histórico que, como é comum em casos de violência contra a mulher, se repete. Sem reeducação, ele é um reincidente, que continua a tratar as mulheres como seres menos humanos e merecedores de violência. Mais dia, menos dia, é denunciado de novo.

Falamos muito sobre combate a violência contra a mulher, sobre melhorar a Lei Maria da Penha, criar mais leis punitivas para outras situações violentas (assédio em locais públicos, por exemplo). Mas falamos muito pouco, mesmo no feminismo, sobre a necessidade de trabalhar com os homens para que deixem de cometer a violência. Faz muito mais sentido (social, econômico, humanitário) prevenir um Harvey Weinstein ou um Bill Cosby (ambos grandes nomes de Hollywood acusados de estupro) do que arcar com os processos e custos sociais das centenas de mulheres violentadas por apenas dois homens.

Publicidade

Voltando ao Brasil, em São Paulo há o projeto Tempo de Despertar, idealizado pela promotora Gabriela Manssur, e que conseguiu reduzir a reincidência de 65 para 2% entre 2014 e 2016 e acaba de virar lei estadual. O que o projeto faz? Conversa e reeduca os agressores. Oras, se ninguém souber porque deve mudar, não vai verdadeiramente mudar. Falando assim fica óbvio.

Similar é o Masculinidades, que atua desde 2006 na desconstrução de conceitos machistas e da masculinidade nociva. Há tantos outros projetos corajosos na mesma linha, mas infelizmente em quantidade muito aquém do necessário para fazer frente ao tamanho do problema da violência contra a mulher no Brasil. Cansei de entrevistar especialistas dizendo que a reeducação de agressores, prevista pela Lei Maria da Penha, é o aspecto menos cumprido da lei.

Falar com as mulheres é a parte mais fundamental da história. Incentivar a denúncia, a romper o silêncio, a viver a vida mesmo após a violência. No entanto, construir uma sociedade que não nos violenta não é possível sem falar com os homens. Bom seria se isso acontecesse sem que fosse preciso um juiz determinar a reeducação, mas já que não é o caso, que pelo menos esses projetos se multipliquem (no Brasil, nos EUA e no mundo afora), para que um agressor nunca fique sem entender o que é preciso mudar e o porquê.

Enquanto isso não acontece, vamos continuar noticiando sobre os muitos Chris Brown que rondam as vidas das mulheres.


Me contate pelo Facebook

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.