Foto do(a) blog

Dicas de decoração para deixar sua primeira morada mais bonita e aconchegante

Opinião|Feliz decoração nova!

PUBLICIDADE

Foto do author Anelisa Lopes
Atualização:

Mais um ano se passou e a promessa de renovar a aparência da casa ficou de lado, seja por falta de tempo, planejamento ou dinheiro... Mas é possível dar uma nova cara para o lar sem começar uma quebradeira interminável e que fuja do seu orçamento. Alguns retoques podem ser feitos por você mesmo. Basta reservar um tempinho na agenda e uma dose de boa vontade.

(Anelisa Lopes escreve sempre às terças. Acompanhe alguns projetos no Instagram: @a81_design)

Soluções simples podem mudar totalmente a cara do ambiente (foto: arquivo pessoal) Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Comece por uma nova cor nas paredes. Não precisa ser a da moda (que, aliás, é um tom bem vivo de roxo, chamada Ultra Violet e eleita pela Pantone como a cor 2018); a ideia é sair do branco ou mudar aquela que já está há anos no ambiente. Lembre-se apenas que para atingir o tom ideal, é preciso fazer um teste na superfície, já que a tonalidade da tinta pode mudar conforme o ambiente em razão da incidência de luz ou mesmo a cor antiga pode exigir um fundo para tom claro ou escuro antes de começar a transformação.

Renove o estofamento do sofá ou das poltronas. Muitas lojas de tecido costumam fazer promoção nesta época do ano. É uma boa pedida para escolher um tecido novo e dar vida ao seu antigo sofá. Se tiver animais de estimação ou crianças, tenha em mente opções mais fáceis de serem limpas. Aplicar uma película protetora para deixá-lo impermeável também vale a pena.

A tapeçaria está antiga? Buscar um tapete novo para dar alegria à sala ou um mais discreto para apenas oferecer aconchego ao ambiente, assim como comprar cortinas novas, é uma solução simples, mas de grande impacto. Se a ideia forem cortinas novas, o ideal é que elas cheguem até o chão, independentemente do tamanho da sua janela; mas se a escolha for por uma persiana, esta pode acompanhar sua altura.

Publicidade

Use e abuse da criatividade (foto: arquivo pessoal) Foto: Estadão

Espalhe vasos de flores e folhagens pela casa. Não há melhor artifício para tornar a casa mais viva que colocar plantas nas mesas laterais, de centro e prateleiras. E não existe regra para compor este "paisagismo" interior: qualquer ambiente é elegível para receber uma plantinha. Basta apenas verificar qual a necessidade de luz, umidade e rega.

Renove aquele móvel antigo que está na família há anos. Caso não queira radicalizar, que tal uma boa lixada e uma mão de verniz? Só esse processo já é capaz de dar uma modernizada no móvel e ainda conservá-lo por mais bons anos em sua casa. Os móveis da cozinha ou do banheiro já enjoaram? Cole uma folha de laminado de fórmica na superfície das portas e troque os puxadores.

Estas são algumas ideias simples para renovação de qualquer ambiente. Exigem um pouquinho de tempo, mas, principalmente, criatividade. Então, deixe a preguiça de lado e mãos à obra!

Opinião por Anelisa Lopes

Anelisa Lopes (@anelisalopes) é mãe, designer e jornalista. Após atuar por quase duas décadas como jornalista no segmento automotivo, decidiu estudar design de interiores para converter sua paixão por decoração em uma nova carreira. Hoje, faz consultorias e projetos para transformar espaços e vidas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.