270417 1Você normalmente protela e deixa para começar a dieta na próxima segunda? Vai adiando o sofrimento até onde pode na esperança de uma hora conseguir, mas isso não acontece?

Hoje a conversa aqui n Blog foi com a Psicóloga  Lêda Zoéga Parolo  e ela vai nos dizer como os fatores emocionais podem prejudicar a sua dieta.

Leda, também acredita que o fator emocional é extremamente importante em um processo de emagrecimento. E aponta nossas crenças limitantes  como um dos principais inimigos durante este processo.

Segundo Leda, uma forte crença limitadora é o comer social:  se eu estiver em dieta não poderei participar de festas, eventos, amigos. Outra crença importante é ter o alimento como recompensa, merecimento. Passei por um dia estressante mereço comer alguma coisa gostosa.

O excesso de peso também pode ser visto como “proteção”. Esta pode ser também outra crença limitadora para Leda. Isso acontece quando usamos o peso como desculpa para nos proteger de algo. A garota ou garoto tem medo de relacionamentos e usa o peso para afastar os pretendentes, mesmo que no fundo queira a aproximação e o relacionamento.

A comida também pode ser vista como um “preenchimento emocional”. Isto acontece quando sentimos falta de algo em nossa vida e que não sabemos bem o que é. Comemos na intenção de preencher esta falta.

E por fim Leda aponta como crença que limita o sucesso da dieta  o fato de acreditar que não é bom o suficiente, não é  capaz de conseguir alcançar suas metas e a dieta e o peso é uma delas.

Então, o que fazer diante desta lista de crenças que nos impede de conseguir o sucesso em nossa dieta.

Leda indica que você ressignifique estas crenças, entenda que elas não são suas, que você aprendeu através de alguém e passou a viver e se comportar através delas por boa parte de sua vida. Na verdade você assumiu estas crenças como suas verdades, mas elas não são suas, você adquiriu sem perceber. Então a partir de agora viva através da sua verdade e acredite nela. Comece este discurso com você mesmo já começara a perceber mudanças em relação a comida e a forma como você a vê.

Abraço.

Andrea Romão

Coach de Emagrecimento