PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Não há reeducação alimentar sem a reeducação emocional

Comer é um vício para você?

Eu entendo que há uma ansiedade grande em como conseguir eliminar padrões mentais negativos, reconhecer sabotadores ou  ter uma mente magra, mas você precisa antes de mais nada entender como funciona seu cérebro, para que ele te auxilie e facilite sua vida na conquista  de seu objetivo.

Por Andrea Romao
Atualização:

Aguarde que logo mais você irá conhecer de forma mais prática como tudo isto funciona.

PUBLICIDADE

Então vamos lá. Comer é um vício para você? Para mim era.

Até pouco tempo atrás a palavra vício era utilizada quando nos referíamos ao uso de drogas. Hoje utilizamos a mesma palavra quando estamos falando desituações ou comportamentos  que geram prazer.

Todos nós temos nossas inquietações interiores. No consultório ouço relatos como: "sinto um vazio no peito" , um "buraco interno", "parece que falta alguma coisa", "é um desconforto".

Na maioria das vezes para esquecermos este desconforto ou preencher este vazio, escolhemos algo que nos dê prazer. Pode ser a comida, a bebida, sexo, compras, enfim. Estes prazeres acabam eliminando temporariamente o desconforto interior, funcionandocomo anestésico para a dor gerando prazer. Só que este prazer é momentâneo, o efeito acaba e queremos outra "dose" e mais uma e mais uma até nosviciarmos.

Publicidade

Falando do prazer que escolhemos que é a comida, isto acontece porque todas as vezes querepetimos a "dose", registramos em nosso cérebro como um padrão mentalque quando comemos sentimos alivio, esquecemos a dor.  Está registrado. Desta forma, todas as vezes que sentimos este vazio, este desconforto automaticamente buscaremosrefugio na comida.

O que nos vicia, não é a comida, mas o bem estar e o prazer que ela proporciona quando nos deparamos com o nosso "desconforto". Sabemos que as consequências são sérias, mas nos deixamos levar pela sensação de alívio e prazer que experimentamos quando colocamos o alimento na boca.

Você precisa sabero que é este desconforto, que vazio é este e entender qual é sua inquietação, o que de fato está fazendo você recorrer a este vício e tratá-lo.

A minha vida toda entendi que não era possível, mas acredite, é.

 

Abraço

Publicidade

Andrea Romão

Coach de Emagrecimento

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.