Foto do(a) blog

Cada história é única

Quando a realidade insiste em nos perturbar

*Se a sua vida tá toda em ordem e seus sonhos estão se realizando, então, maravilha! Neste momento, este texto não é pra você.

PUBLICIDADE

Por Priscilla de Paula
Atualização:

 

Sabe aqueles dias que você está com medo, está inseguro e cansado de ver que todo o esforço ainda não deu o resultado que você está buscando?!

 

Pois, então... hoje é um dia desses. Só pra mim?! Desses que a gente até evita falar, pra não compartilhar baixo astral.

 

PUBLICIDADE

Mas eu pensei, pensei, e me dei conta de que boa parte das pessoas pode estar se sentindo assim. Motivos não faltam nesse paíszinho e nessa realidade que a gente vive.

 

Outro dia, uma amiga me escreveu dizendo que estava se sentindo "impotente, fracassada, um fiasco, inclusive como mãe". Naquele dia, eu estava ótima. Fui solidária e respondi, sem pensar duas vezes: "Você é humana!"

 

Já percebeu que a gente se cobra como se fôssemos máquinas? De produção, equilibrio, beleza, sucesso, felicidade... De positividade.

Publicidade

 

Não precisa ser sempre assim. Não precisa ser sempre assim, não precisa ser sempre assim... A gente tem de repetir, feito mantra.  Porque quando alivia a cobrança, fica tudo mais fácil.

 

Ontem vi um vídeo no Facebook de uma mulher correndo e dizendo que o Brasil que ela quer é um Brasil com todo mundo gordo. Ou, com todo mundo magro. "Porque tá foda ter que acordar no frio, no dia da sua folga, pra tentar perder o pedaço de pizza que você comeu ontem!"

 

Eu já estava abatida, mas ela conseguiu me fazer rir. Às vezes, uma palavra sobre a sua luta, seja ela qual for, alivia pra quem está enfrentando algo difícil também. Se tem humor, melhor ainda.

 

Tem outro aspecto que nos atrapalha muito hoje em dia. O mundo do coach e da realidade/sucesso virtual te fazem acreditar que você tem de ter prazer no trabalho, viver do que ama, ser saudável e bonito e ainda ser bem sucedido e reconhecido. Tem que. Se não, você não tem valor. Ou, você vive uma vida sem valor.

 

Peraí!

Publicidade

 

A gente também é imbuido a acreditar que tudo na vida só depende do pensamento positivo, da energia que você emana pro universo ou da força da sua fé, aliados ao seu foco.

 

Mas a realidade insiste em nos mostrar que nem sempre é assim. Afinal, não vivemos sozinhos. 

 

Eu tenho trabalhado em todos os âmbitos, em busca dos sonhos que realmente acredito, das coisas que considero importantes, que vão me trazer tranquilidade e paz de espírito. Também não me deixo perder a fé. 

 

Mas o tempo tá passando. E, no meio do caminho, a gente cansa. Pensa em desistir. Se sente impotente. Fica triste. Somos humanos, né?!

 

Um caminho para me aliviar dessas cobranças e decepções é a análise. É onde consigo enxergar novas perspectivas e dar valor pro tal do "work in progress", pra construção. Sempre saio melhor do que entrei. 

Publicidade

 

Mas essa semana não pude ir. Decidi, então, falar da tal tristeza com a minha mãe. Evito, porque amanhã estou melhor, mas ela continua preocupada. Só que foi importante.

 

É sempre bom ouvir palavras de estímulo, coragem, amparo. Ainda mais de quem nos ama. E, se tem uma coisa que vale a pena compartilhar aqui é uma analogia, que ela tem usado muito, há uns dois anos.

 

Entre tantas coisas que ouvi, ela me disse: "Você vai ter de fazer igual eu fiz em Fernando de Noronha: boia!"

 

Foi assim: ela estava no mar e começou a ser puxada pro fundo pela correnteza. Não conseguia sair da água, estava se cansando e enquanto tentava nadar se deu conta de que não ia conseguir de jeito nenhum, sozinha. Ex-atleta, aos 61 anos, foi sábia. Se deu conta de que não podia se desesperar. Pensou: "Vou boiar!". Tempos depois, uma amiga percebeu que ela não saia do lugar e estava muito distante. Chamou o resgate. 

 

Hoje, virou aprendizado. Mas não foi fácil. Aliás, não é. Mas é o que também precisamos fazer, quando a realidade insiste em nos perturbar: manter a clareza, não perder a esperança, nem a fé, continuar lutando com sabedoria e saber esperar. 

Publicidade

 

Desejo perseverança, tranquilidade e colheita pra todos nós, que chegamos até aqui. E ainda temos muito a continuar.

 

*Hoje não tem vídeo novo. Mas você é mais do que bem vinda ou bem vindo no canal do Mãe Sem Receita no YouTube. E no Instagram @maesemreceita, onde eu divido com mais frequência um olhar leve, sensível e verdadeiro, sobre a maternidade e sobre a vida. Vem, gente!

 

Pra quem quiser ver, tem um vídeo do ano passado que faz pensar sobre tanta cobranças. ??

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.