p18cgfhbu9h8acb5dudib189g3

Parece uma pergunta bem estranha, mas se parar para realizar uma reflexão mais profunda sobre o assunto ficará claro que nem sempre quando tentamos estamos verdadeiramente determinados a alcançar um objetivo.

Afina,l passamos por tantas situações em nossas vidas que nos exige boa vontade, algumas nem escolhemos passar, como uma mudança de cidade, porque o marido foi transferido, outras vezes precisamos tentar um novo médico porque o que confiava não atende mais o seu plano de saúde.

Desta forma, tentar algo novo faz parte da natureza humana, seja na área pessoal, profissional ou afetiva. Nós estamos o tempo todo iniciando e terminando algum projeto, algumas vezes obtemos sucesso, outros nem finalizamos e acabamos deixando de lado.

Quando falamos em sobrepeso e obesidade fica claro o quanto é difícil levar adiante o projeto de emagrecer, seja por motivos estéticos ou de saúde, perder peso é um objetivo que exige muito das pessoas, pois envolve fatores ambientais, sedentarismo, má alimentação, questões emocionais e genéticas.

Pois é, perder peso e mudar hábitos são mudanças muito grandes e envolvem muitos aspectos que nem sempre são claros ou fáceis de cumprir. Como a obesidade é uma doença multifatorial e é de difícil tratamento, essa conquista exigirá um grande comprometimento e disciplina, não sendo fácil de realizar, mas sempre existem grandes possibilidades de dar certo caso você realmente tome essa decisão.

Por isso tentar e decidir são situações diferentes, pois nem sempre tentamos acreditando que dará certo, mas quando decidimos que dará, utilizaremos todas as ferramentas disponíveis para alcançar o objetivo proposto.

Porém, nem sempre essa diferença é clara para os pacientes que buscam a perda de peso, eles chegam ao consultório e nos contam que tentaram de tudo, desde medicações, spas, dietas, nutricionistas e nada. Porém, quando começo a investigar como foram essas tentativas fica claro que não foram suficientemente tentadas, posso afirmar que isso se refere a 98% dos pacientes que atendo.

Isto porque já de cara sabemos que mudar hábitos é o caminho mais indicado para se perder peso, não dá para ter saúde e peso adequado se não comemos de forma equilibrada e saudável, se não praticamos uma atividade física com regularidade e se estamos vivendo um caos emocional, isto porque praticamente quase 100% de todos os pacientes relatam que comem para aplacar a ansiedade, o medo, a raiva, a tristeza, por estresse, cansaço, solidão e aí a lista fica comprida.

Por isso não se sinta mal se identificou que não se decidiu ainda por alcançar o peso almejado, mas sei que tentou e fez o seu melhor no momento. Mas não desista, busque ajuda, identifique o que te bloqueia, ative a motivação e decida, porque você vale a pena.