Foto do(a) blog

Comportamento, saúde e obesidade

Opinião|Abusou? Agora é correr atrás do prejuízo

Pequenos cuidados podem ajudar a manter o peso nas festas de fim de ano.

PUBLICIDADE

Foto do author Luciana  Kotaka
Atualização:
 Foto: Estadão

Via de regra quase todas as pessoas se perdem na dieta nas festas de fim de ano. São tantas comemorações, festas na empresa, amigo-secreto, comemorações em família e o que não falta é motivo para comer e beber muito.

PUBLICIDADE

São poucas as pessoas que conseguem passar ilesas nesse período, que conseguem se organizar para comerem alimentos saudáveis, não abusarem dos doces, encarando esses momentos com muita tranquilidade e se alimentando com parcimônia.

Desta forma, após as festas é comum estarem com o abdômen inchado, sentindo-se mal, recorrendo a um sal de frutas para aliviar. Será que valeu a pena?

Agora, meus queridos, é correr atrás do prejuízo, afinal o Natal passou e você está aí com as roupas apertadas, denunciando o quanto se entregou ao prazer da comilança.

Vamos às dicas:

Publicidade

- Beba muita água, assim vai desinchar mais rapidamente;

- Procure caminhar ou mesmo dar uma corridinha, não use a desculpa de não poder se exercitar por estar longe da academia;

- Faça as suas compras, não importa onde está sempre vai achar uma quitanda para abastecer a cozinha de frutas, verduras e legumes;

- Tente apreciar a companhia das pessoas ao seu redor, afinal ser feliz é dar risadas, abraçar, compartilhar de bons momentos;

- Trace metas realistas, isso não quer dizer que não possa comer o que se gosta, mas não precisa abusar;

Publicidade

- Aproveite para subir escadas, caminhar na praia, ir ao supermercado a pé, aproveite esse período de férias para deixar o carro de lado;

- Não é porque está viajando ou mesmo em recesso do trabalho que precisa deixar de se cuidar, lembre-se que pequenos cuidados são importantes para a sua saúde.

Precisamos sair da neurose das dietas, mas nem por isso liberar geral é um bom caminho, lembrando que saúde e bem-estar devem ser as primeiras metas para um ano novo repleto de boas realizações.

Opinião por Luciana Kotaka
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.