Foto do(a) blog

Um outro olhar sobre as notícias

Carolina, Maisa e o assédio - dentro e fora do carnaval

As duas sabem que não têm culpa do assédio que sofreram - e ajudam a torná-lo menos frequente

PUBLICIDADE

Por
Atualização:
 Foto: Estadão

A primeira cantada de que tenho memória aconteceu quando eu tinha uns 11 anos. Estava de uniforme, não me lembro se da escola ou do vôlei. Ia por uma passarela meio estreita sobre a ponte. Um sujeito vinha no sentido oposto e, quando chegou perto, se aproximou e falou uma palavra. Uma única palavra que eu nunca tinha ouvido. De um jeito que eu nunca tinha visto. E foi embora.

PUBLICIDADE

Foi tudo muito rápido. Segui meu caminho. Baixei a cabeça e não olhei para trás, aturdida e angustiada. Sentia talvez um misto de vergonha e culpa. Por isso mesmo não contei para ninguém. Mas me lembro de sonhar com o episódio e acordar assustada.

Depois dessa vez, vieram muitas. Já passaram a mão em mim, me puxaram pelo braço. E, ainda assim, tive sorte. Há casos de agressão muito piores. Como o que a atriz Carolina Froes relatou nesse pré-carnaval de São Paulo.

Depois de três horas trabalhando debaixo de sol, minhas amigas e eu estávamos indo embora junto com uma multidão, quando ele, vindo por trás, puxa e tira a minha parte de cima da roupa. Virei já reagindo, socando o homem que tinha o dobro do meu tamanho. Ele riu. Comecei a gritar, "Tá maluco?", "Ele tirou minha roupa". Um espaço se abriu. Continuei reagindo e tentando segurar o cara. "Chama a polícia, ele tirou minha roupa", também lembro de gritar. Nisso ele me agarra pelo pescoço e me enforca enquanto eu tento chutar. Me levanta pelo pescoço, e então me joga no chão. Caí. Sem blusa e sem ajuda. Foi quando machuquei meu braço.

Ela escreveu em sua conta no Facebook e divulgou fotos da lesão.

Publicidade

Ou como o assédio virtual relatado por Maisa, de 14 ANOS. A apresentadora e atriz usou uma palavra que descreve bem o sentimento de muitas de nós: nojo.

Desculpaê. Todos os veículos de mídia e especialistas têm criticado atitudes e opiniões de Donald Trump. Tanto que a Casa Branca decidiu expulsar alguns deles da coletiva de imprensa com o porta-voz, numa clara afronta à liberdade de imprensa. Deveriam aprender que, pelo menos segundo ele próprio, ele é o melhor. Em tudo. Poderia também incluir THE BEST piadista, não?

Está tendo. Começou praticamente em janeiro, está rolando e vai continuar mesmo depois do feriado o carnaval. Para não se perder na infinidade de bloquinhos de São Paulo, um teste; para garantir a animação, dicas de fantasia.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.