PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Transtornos mentais e suas diferenças entre homens e mulheres

Opinião|Depressão Pós-Parto grave compromete o futuro de seu filho

Foto do author Dr. Joel Rennó
Atualização:

Crianças cujas mães relataram sintomas graves de depressão pós-parto que duraram pelo menos oito meses após o parto podem ser mais propensas a enfrentar problemas comportamentais e depressão em comparação com crianças cuja depressão pós-parto das mães não era persistente ou grave, sugere um estudo publicado no JAMA Psychiatry.

PUBLICIDADE

"Os profissionais de saúde devem identificar essas mulheres para encaminhamento adicional porque um tratamento precoce e eficaz pode reduzir a exposição contínua da criança", escreveu Elena Netsi da Universidade de Oxford.

Para determinar se diferentes níveis de persistência e gravidade da depressão pós-parto estão associados à depressão materna e aos resultados infantis subsequentes, os autores analisaram os dados contidos no Avon Longitudinal Study of Parents and Children (ALSPAC). ALSPAC é um estudo contínuo populacional que examinou a saúde geral de crianças nascidas no sudoeste da Inglaterra entre abril de 1991 e dezembro de 1992.

A depressão materna foi medida usando a Escala de Depressão Pós-Natal de Edimburgo (EPDS) aos dois e oito meses. Os autores separaram o grupo em três níveis de gravidade da depressão, com base no escore EPDS: moderado (13 a 14 pontos), marcante (15 a 16) e grave (17 ou mais pontos). A depressão pós-natal foi considerada persistente quando um indivíduo obteve uma nota acima do limite EPDS na avaliação pós-natal de dois e oito meses.

Os autores compararam os seguintes resultados nas crianças nascidas de mulheres com diferentes graus de depressão pós-parto: problemas comportamentais infantis aos 3,5 anos (com base no relatório materno), pontuação de matemática aos 16 anos (extraída de registros de exames públicos) e depressão infantil em 18 (com base em auto-relato). Estes três desfechos foram mostrados como associados à depressão pós-natal nesta amostra. Os filhos de mulheres com depressão persistente e grave apresentaram um risco crescente de quatro vezes com problemas comportamentais aos 3,5 anos, um risco aumentado duplo de terem menores pontuações de matemática aos 16 anos e um aumento de sete vezes maior de depressão aos 18 anos.

Publicidade

Eles também compararam as trajetórias de resultados EPDS mais recentes em mulheres com diferentes graus de depressão pós-parto. Eles descobriram que, independentemente do nível de gravidade, as mulheres com depressão pós-parto persistente apresentaram sintomas depressivos elevados até 11 anos após o parto em comparação com as mulheres que não atingiram o limiar de depressão pós-parto moderada.

Esses resultados são importantes porque sugerem uma mudança das atuais recomendações da Força-Tarefa Preventiva dos EUA de triagem universal de depressão em todas as mulheres grávidas a fim de se tentar uma prevenção da depressão pós-parto que pode ser determinante ao futuro da criança e adolescente.

Tais dados podem direcionar políticas públicas de saúde que atuem na intervenção precoce tanto da depressão na gravidez quanto no pós-parto além de um cuidado maior com o desenvolvimento dessas crianças. E a sociedade precisa ter ciência de que a depressão grave ou persistente não tratada no período perinatal pode ter sequelas comportamentais ou psiquiátricas importantes para os filhos - inclusive no final da adolescência.

Opinião por Dr. Joel Rennó

Professor Colaborador da FMUSP. Diretor do Programa Saúde Mental da Mulher do IPq-HCFMUSP. Coordenador da Comissão de Saúde Mental da Mulher da ABP. Instagram @profdrjoelrennojr

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.