Foto do(a) blog

Notícias, novidades e curiosidades

Qual imagem pessoal que passamos aos outros?

Por Alexandre Taleb

PUBLICIDADE

Por FAAP Moda
Atualização:

Quando pensamos em alguém, qual imagem que lembramos? Seriam suas roupas, seu sorriso ou talvez sua postura física?  Será que passamos aos outros a impressão correta? E o que gera essa percepção? A nossa aparência ou o comportamento? Você sabia que em menos de um segundo passamos aos nossos interlocutores quem somos e o que fazemos? Isso tudo pela imagem não verbal.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Hoje, estamos vivendo em uma época tecnológica, on-line, onde fazemos fotos e selfies a todo momento e as publicamos nas redes sociais. Mostramos nossas roupas, objetos que carregamos, refeições diferentes que comemos, ida à academia, ao médico e viagens pelo mundo a fora.

Sabemos que algumas pessoas ainda não são adeptas de redes sociais ou raramente interagem por essas plataformas, mas com certeza vocês conhecem alguém muito conectado com esse universo on-line em seu trabalho, na família ou roda de amigos. Afinal, desde o surgimento das redes sociais, o Brasil é um dos países que mais se destaca quanto ao número de usuários cadastrados.

Com o excesso dessa exposição nas redes sociais, até o que fazemos dentro de casa passa a ser observado por pessoas que, em outro contexto, não teriam acesso à nossa vida pessoal. Isso inclui clientes, amigos e até concorrentes. Por isso, destaco aqui a importância de se preocupar com a imagem pessoal.

A história da moda mostra que essa preocupação é algo que sempre existiu. Hoje, séculos mais tarde, os estudos sobre imagem pessoal - tanto no campo da psicologia, da consultoria de imagem e do personal branding - mostram que não temos controle sobre como a imagem é desenhada no imaginário de nossos colegas, clientes, amigos ou parentes. O que está, sim, ao nosso alcance, é o gerenciamento de como a nossa imagem é percebida.

Publicidade

Ter uma boa aparência é fundamental, mas, mesmo assim as pessoas irão te julgar a todo instante. No entanto, não há roupas bonitas que compensem um mau comportamento e atitudes inconvenientes. Pensem nisso!

Alexandre Taleb é consultor de imagem e professor do curso Imagem Profissional, ministrado pela FAAP em suas unidades de São Paulo e Brasília

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.