PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias, novidades e curiosidades

Foi dada a largada para o 15º FAAP Moda

Edição comemorativa foi lançada nesta semana, em evento com a participação de Alexandre Herchcovitch e Fabio Souza, da À La Garçonne, e do stylist Mauricio Ianês

Por FAAP Moda
Atualização:

A 15ª edição do FAAP Moda promete muitas novidades. Ainda em fase de inscrição dos trabalhos, o concurso já tem data certa para ocorrer: 6 de novembro.  Até lá, muita coisa vai acontecer, como a seleção das seis coleções finalistas, o desenvolvimento das peças e a escolha dos jurados da grande final. "O júri será composto por 15 estilistas", adianta Renata Paternostro, coordenadora do projeto ao lado de Marianna Dal Canton.

PUBLICIDADE

As coleções que irão para a final serão conhecidas apenas na última semana de maio, selecionadas com base no conceito de criação, na possibilidade de execução da peça e na escolha dos tecidos e materiais para confecção. O corpo de jurados nesta primeira fase será composto por três professores da FAAP - Cristiane Rose Candido, Lorenzo Merlino e Fernanda Binotti -, pelo stylist Maurício Ianês e por dois estilistas que ainda estão sendo convidados.

A temática desta edição será "O que a moda fará para o futuro".  De acordo com o professor Ivan Bismara, coordenador do curso de Moda, a ideia é que os alunos pensem no futuro e nas transformações que a moda pode fazer.

Da esq. para a dir: Ivan Bismara, Renata Paternostro, Maurício Ianês, Fabio Souza, Alexandre Herchcovith e Marianna Dal Canton Foto: Estadão

Lançamento

No evento de lançamento do concurso, realizado no último dia 26 de março, os estilistas Fabio Souza e Alexandre Herchcovith falaram sobre a marca À La Garçonne, que nasceu em 2009 tendo como principal foco o reuso de materiais. Processo criativo e a sustentabilidade na moda também foram abordados na entrevista, feita pelo stylist Mauricio Ianês. Confira um resumo do bate-papo:

Publicidade

A marca À La Garconne garimpa peças antigas e dá uma cara mais contemporânea para essas roupasComo se dá esse processo de garimpagem e o desenvolvimento das coleções?

Alexandre Herchcovith: Dividimos a confecção em algumas modalidades: uma parte é feita do zero, como qualquer outra confecção, onde buscamos nos fornecedores de tecidos ou aviamentos o que está em estoque há mais tempo. A ideia é dar um novo sentido a algo que está há muito tempo parado no estoque das empresas. Tem as peças garimpadas nos brechós, onde elegemos o que vamos reformar, de acordo com a coleção que gostaríamos de criar. Isso dá um caráter de exclusividade à peça, porque nenhuma é igual à outra, pois o desgaste do tecido depende da maneira como a pessoa fez uso da peça. Existem ainda as coleções feitas em colaboração com as empresas. Damos um novo significado para peças que estão esgotadas, com a a "cara" da empresa e da À La Garçonne.

Pode acontecer ao contrário? Vocês encontrarem peças nesses brechós e modificarcada coleção a partir das roupas encontradas?

Fabio Souza: Muitas vezes, principalmente quando a gente está falando de roupa vintage. A coleção nasce a partir do que é encontrado. À La Garçonne surge dos brechós e das vintage stores, de quando eu garimpava peças antigas esem utilização alguma. Já aconteceu de eu ir buscar uma jaqueta "X" e encontrava uma parca "Y". Então, muitas vezes eu mudo toda a coleção em função disso.

Muita gente talvez não veja esse ato de garimpagem como algo criativo. O ato da escolha da peça vintage que vai entrar também pode ser uma ação criativa e a interferência que se vai fazer depois?

Publicidade

Alexandre Herchcovith: O fato de você pegar uma peça vintage e pensar nela, mesmo que você decida  que a modificação não vai ser tão grande, também é um ato de criação e edição. A gente faz uma seleção e isso também é um olhar. Não é pegar qualquer coisa. Há sempre um mínimo de customização que a gente faz numa peça. Mesmo que a gente dê uma reformada na peça, a gente já considerada uma peça  À La Garçonne. No entanto, tem peças que são totalmente descaracterizadas. Há duas coleções que trabalhamos de trench coat, da Burberry, que nós desmontamos e, dos tecidos, fizemos roupas. Com o forro fizemos outra peça e os botões utilizamos em outra coisa. Esse é o nível máximo de modificação e se gasta muito tempo nessas modificações.  Existem níveis de interferência.

Fabio Souza: Existem peças que criamos, que precisamos de três ou quatro peças diferentes para montá-la. Desmanchamos todas e com os retalhos a gente faz uma peça nova. No último desfile, por exemplo, a gente fez um vestido e uma saia de uma cortina antiga.

Fabio Souza e Alexandre Herchcovith falam sobre moda sustentável no lançamento do FAAP Moda Foto: Estadão

À La Garçonne tem móveis e decoração. Existe um diálogo entre a coleção de moda e o mobiliário?

Fabio Souza:São negócios separados. Dificilmente a gente conseguiria relacionar. A gente às vezes monta uma coleção na loja com um mobiliário próximo, mas não como uma coleção só.

Alexandre Herchcovith:  Mas tem  uma coisa que une os dois negócios que é o reuso. Existe uma garimpagem, um olhar naquilo que o Fabio acha que pode vender. O conceito é aplicado da mesma maneira, mas nos móveis há poucas modificações. Eles são apenas restaurados.

Publicidade

Upcycling , que é dar novas formas de reuso ao material, e areciclagem estão ligados à moda sustentável. Vocês se veem com essa ideia de marca sustentável?

Alexandre Herchcovith:  Nós temos a liberdade de não ficarmos presos a estereótipos. Então, quando a gente faz roupa do zero, entramos em um processo normal de matéria-prima e confecção. Essa peça específica tem uma carga de sustentabilidade leve. A gente usa tecidos com fibras 100% recicláveis, mas quando não conseguimos o que queremos compramos do estoque.  Nunca mandamos fabricar. Com isso, a gente imagina que está contribuindo para essa cadeia toda. Na À La Garçonne temos pouco estoque também para não gerar sobras.

Fabio Souza:  Algumas peças são quase impossíveis de conseguir na indústria, como os aviamentos. Mesmo que a gente quisesse seria muito difícil porque a indústria não oferece. É possível conseguir algodão, poliéster e linho. Mas não há seda, por exemplo. Mas já há alguns estudos sobre a seda. Então, a gente reforça o uso de peças antigas ou de materiais do estoque, que estavam ali parados e poderiam virar lixo.

Também, quando a gente se associa a uma grande empresa, por exemplo, a gente tenta sempre saber como eles vão se livrar do lixo, das sobras. Tentamos saber se o produto é reciclável ou não etc. É uma preocupação constante.

Alexandre Herchcovith:  Na nossa marca não existe o conceito de coleção que segue o clima. A gente faz uma coleção atemporal, que fica pelo menos um ano vendendo na loja. Essa coleção não é esquecida e depois entra uma coleção nova que desmerece o que o cliente comprou há seis meses. Estamos mudando aos poucos esse conceito de sazonalidade.

Publicidade

Além de existir um movimento de reduzir a quantidade de peças produzidas, existe ainda a preocupação com o funcionário. Quanto maior a indústria, menos contato com os colaboradores. Como vocês veem a relação de desenvolvimento da coleção com as pessoas que produzem as roupas de fato?

Fabio Souza:  Construímos uma relação de proximidade com todos os funcionários e queremos sempre o bem-estar de todos. Muitas vezes o acabamento se dá na máquina de costura com a piloteira e o resultado final é muito melhor.

Alexandre Herchcovith:  Nós ouvimos muito. Todo mundo pode dar ideia. Nem sempre é a minha ou a do Fabio. Quando a gente conversa com o modelista, ele se sente aberto a fazer algum tipo de interferência. Da mesma forma com a costureira, a piloteira e a produção. Existe sempre uma abertura muito grande de ouvir e aproveitar a expertise de cada um.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.