PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Educação dos filhos e estimulação da inteligência infantil

Leia para seus filhos e veja os benefícios

A leitura é uma função superior do cérebro e ajuda a multiplicar a inteligência dos filhos. Segundo a teoria de Glenn Doman, fundador do Instituto norte-americano de Realização do Potencial Humano, a leitura é a base de todo aprendizado.

Por juliaescolaaed
Atualização:

Seguindo a linha do que abordamos no post da semana passada, sobre características de pais e mães "profissionais" que estimulam a inteligência dos filhos, (http://blogs.estadao.com.br/educar-para-a-felicidade/voce-e-pai-ou-mae-profissional/), falo hoje sobre a importância da leitura para as crianças, desde cedo.

PUBLICIDADE

A leitura é uma função superior do cérebro e ajuda a multiplicar a inteligência dos filhos.

Quanto menor for a criança, mais facilmente ela aprende a ler em função da grande plasticidade de seu cérebro e do fato de ela ainda não colocar travas. A leitura pode se tornar uma das maiores diversões para os pequenos. Através da leitura também atendemos à sua necessidade ilimitada de curiosidade de aprender e que, se não for devidamente fomentada, vai se perdendo com o passar dos anos.

Segundo a teoria de Glenn Doman, fundador do Instituto norte-americano de Realização do Potencial Humano, a leitura é a base de todo aprendizado.

Além disso, quando os pais leem diariamente para seus filhos, estes desenvolvem:

Publicidade

- vocabulário;

- fala;

- entonação e ritmo;

- criatividade e imaginação;

- pensamento lógico na futura criação de textos;

Publicidade

- inteligência emocional, porque percebem como outras pessoas e personagens sentem e agem;

- inteligência social, porque as histórias oferecem conteúdos para as conversas e opiniões;

- vontade, porque exige concentração e um esforço mental.

É um grande presente, portanto, quando os pais estimulam o gosto pela leitura em seus filhos. O mais importante para que sejam leitores fluentes é justamente o sentimento positivo que vão adquirindo em relação ao mundo dos livros. Sentimento este proporcionado pelas recordações e lembranças afetivas dos pais contando e lendo histórias para eles.

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.