Começo o artigo desta semana perguntando a vocês, pais: quais são as suas expectativas em relação a seus filhos, ou seja, quais objetivos na vida vocês têm para eles?

Vocês podem ter pensado em vários objetivos, como por exemplo:

  1. Que façam uma carreira brilhante;
  2. Que formem uma família;
  3. Que se destaquem em algum esporte;
  4. Que dominem uma arte como a música;
  5. Que sejam ricos

    Esses objetivos na verdade são apenas meios para uma objetivo maior:  SEREM FELIZES.

    E como podemos ajudá-los  para que sejam mais felizes?

    Ajudando-os a conseguir tomar decisões de forma cada vez melhor.

    Nós estamos continuamente tomando decisões, ou resolvendo problemas de ação. Decisões na profissão, decisões de relacionamento com os outros. E quanto melhores forem estas decisões mais felizes seremos. Para isso precisamos ajudar nossos filhos a desenvolverem a inteligência e o caráter. Quanto mais habilidades e conhecimento a criança tiver melhor ela poderá tomar decisões. Por outro lado, o caráter a ajudará a implementar a decisão escolhida na prática. Quanto mais inteligente a criança for, mais ela poderá ajudar os demais e ser feliz.

    Como você pode desenvolver todas essas inteligências e habilidades no seu filho?
    Desenvolvendo desde cedo o cérebro.

    Quando uma criança está olhando para um objeto ou tocando-o, ela não está trabalhando com a vista ou as mãos, mas sempre com o cérebro.

    Como funciona o cérebro?

    De forma bem simplificada, o sistema nervoso em desenvolvimento estabelece o equivalente a linhas telefônicas entre cidades (sinapses) ou circuitos neurológicos.

    Mais estímulos = mais sinapses (circuitos)

    Mais circuitos  = melhor desenvolvimento cerebral

    A inteligência não é inata. A capacidade intelectual é formada em 30% de talento inato, mais 70% de aprendizado (estímulos).

    Nesse processo, a faixa etária de 0 a 3 anos, é considerada a “idade de ouro” do aprendizado, já que 60% do cérebro se desenvolve nesse período.

    Nas próximas semanas, abordaremos como fazer isso.

    Até lá.