Foto do(a) blog

Beleza para homens, sem complicação

Opinião|Você sabe como cuidar dos seus cabelos de verdade?

As dicas práticas de um especialista sobre quais os cuidados essenciais que os homens devem ter para deixar os cabelos sempre impecáveis

PUBLICIDADE

Atualização:

Diluir o xampu e o condicionar em água são algumas das dicas de Rafael Dios, do SpaDios ( Foto: Unsplash)

E aí beleza?

PUBLICIDADE

Você já se perguntou se realmente sabe cuidar dos seus cabelos de forma efetiva? Como lavar corretamente e ter um cabelo impecável, como saído de um salão?

Conversamos com um especialista e que já cuidou de cabelos de muitas celebridades.

Ele é jovem e tem um visual meio grunge, meio rocker. As tatuagens e os alargadores de orelhas revelam ser uma pessoa de atitude. Rafael Dios é hair specialist do SpaDios, em São Paulo, e revela quais os cuidados essenciais que os homens devem ter com os seus cabelos, sem gastar rios de dinheiro.

Quais os truques e dicas para lavar e condicionar os cabelos? 

Publicidade

Rafael é categórico: sempre diluir o xampu e o condicionar em dois dedos de água, de morna a fria, antes de aplicar nos fios e no couro cabeludo, para não deixar resíduos que possam impedir a entrada de nutrientes e até dificultar o crescimento e o nascimento de novos fios.

Ele acrescenta que, para não errar, devemos utilizar sempre um recipiente de mais ou menos 200 ml, cobrir o fundo com o produto e, em seguida, colocar a água. Na hora do condicionador, a dica é dissolver o equivalente a uma moeda de 1 real do produto em dois dedos de água. No caso de um cabelo curto, é importante despejar o condicionador diluído em um pente e aplicar suavemente somente nas pontas do cabelo.

Ainda sobre o processo de lavagem, o especialista alerta para a temperatura da água: ela deve ser de morna a fria para não "roubar" a oleosidade natural dos fios; a água é a responsável por proteger e manter o cabelo hidratado. A dica de ouro é fazer sempre um último enxágue com água mineral ou filtrada, gelada, para selar as cutículas, dar brilho e fechar os poros do couro cabeludo.

E se você achava que cabelo limpo é cabelo lavado com força e com as unhas, Rafael alerta para tomar cuidado ao esfregar o couro cabeludo: nunca use as unhas, mas sim as pontas dos dedos, massageando a cabeça como um todo. Além de limpar, a movimentação ativa a corrente sanguínea e a oxigenação dos folículos, deixando o cabelo mais abastecido de nutrientes.

Rafael Dios, hair specialist do SpaDios ( Foto: Divulgação)

Há um mito de que os homens não devem usar condicionador. É verdade?

Publicidade

Não. Homens devem usar condicionador sim, porém, deve-se tomar cuidado para o condicionador não atingir o couro cabeludo.

PUBLICIDADE

De tempos em tempos, Rafael aconselha ainda a fazer uma limpeza profunda do couro cabeludo.

Por que realizar a limpeza profunda? 

O excesso de sol, praia, piscina, suor, finalizadores e bloqueadores para proteger os fios, poluição e resíduos de xampu deixam resquícios que se acumulam nos fios, deixando o cabelo pesado, seco e opaco, formando uma espécie de 'bloqueio' que dificulta a entrada de novos componentes de tratamento. Ao desobstruir os poros do couro cabeludo e remover intensamente os resíduos acumulados na superfície capilar, os nutrientes penetram melhor, o que se reflete na saúde e na beleza do fio.

Qual a periodicidade ideal de se fazer uma limpeza profunda?

Publicidade

Depende: no caso de queda de cabelo, o ideal é fazer a limpeza uma vez na semana. Se não houver disponibilidade, ao menos uma vez ao mês é ótimo para manter o couro cabeludo livre de impurezas.

Pode-se lavar o cabelo masculino mais do que uma vez ao dia?

Lavá-lo mais de 1 vez por dia pode deixar os fios mais ressecados, porém, se há impurezas elas deverão ser removidas. Daí, neste caso, a importância de usar o condicionador, pois ele devolverá maciez ao fio.

Opinião por Glauco Junqueira
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.