PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Psiquiatria e sociedade

Opinião|"Se acalme!" - o difícil e necessário exercício de controlar as emoções

Não é possível evitar as emoções negativas, mas temos que tentar controlá-las se quisermos ter uma vida e um ambiente mais saudáveis. A reavaliação cognitiva é uma das técnicas mais eficazes para isso, e vale a pena tentar.

Foto do author Daniel Martins de Barros
Atualização:

Você com certeza já ouviu, ou falou, a famosa frase "Não manda eu me acalmar!". No calor de uma discussão a pior coisa que pode ser feita é pedir para algumas pessoas se acalmarem. Isso acontece por dois motivos: é difícil mesmo controlar as emoções. Elas ocorrem automaticamente e alteram o funcionamento do corpo inteiro antes mesmo de termos consciência do que está acontecendo. Além disso, dependendo de como é dita, a ordem para se acalmar pode ser interpretada como um ato hostil, o que só faz a raiva aumentar. Mas antes que alguém mande você ficar calmo novamente, é bom entender a importância de controlar as emoções - principalmente as negativas.

PUBLICIDADE

Já é um fato muito bem estabelecido que aquelas pessoas que são mais nervosas, agressivas e irritadas (a chamada personalidade tipo A), bem como as com mais tendência a emoções negativas como tristeza e ansiedade, têm risco aumentado para infartos, hipertensão, alergias e menor expectativa de vida. Só por isso já valia a pena tentar se controlar. Só que tem mais: todo mundo sabe também que hostilidade gera hostilidade, violência gera violência e assim por diante. Então, quem responde agressivamente ao ambiente, contribui para que seu entorno seja agressivo, criando um círculo vicioso.

Como nossas reações são instintivas e automáticas não é possível evitá-las, mas existem algumas maneiras de lidar com elas. Uma vez que tomamos conhecimento do que estamos sentindo, podemos usar a distração: a velha estratégia de contar até dez é uma que desvia o foco da situação e reduz a intensidade emocional. É a mais fácil de adotar em situações intensas, mas tem efeito de curta duração. Outra forma é não demonstrar a raiva, a tristeza ou o que for: reduzir a expressão das emoções engana o cérebro, e também diminui o sentimento - o problema é que pode ser bem difícil de se segurar em determinadas ocasiões. No meio do caminho entre ter a emoção e expressá-la, existe uma etapa de avaliação da situação: depois que uma estrutura bem primitiva do nosso cérebro, chamada amígdala, identifica um estímulo qualquer, ela analisa seu conteúdo e prepara o corpo para reagir. Embora em grande parte isso se dê de forma inconsciente, a amígdala também manda informações para o córtex pré-frontal, região do cérebro responsável por tarefas mais sofisticadas como autocontrole. Tomamos então consciência do que estamos sentindo, e abre-se uma janela para fazermos uma reavaliação cognitiva do contexto. Essa é a forma mais estudada de controle emocional e uma das que apresenta melhor relação custo x benefício.

Uma meta-análise de quarenta e oito estudos de neuroimagem sobre a reavaliação cognitiva comprovou que quando as pessoas identificam a situação que lhes gerou uma emoção negativa e tornam-se conscientes dos pensamentos que estão alimentando essas emoções, podem ser capazes de ativamente gerar pensamentos alternativos, reinterpretando a situação com outro ponto de vista, menos carregado. Quando fazemos isso, o estudo mostrou, regiões do córtex (pré-frontal e também temporal) atuam ativamente sobre as amígdalas cerebrais, modulando sua resposta. Reduzindo a raiva, por exemplo. O melhor é que essa estratégia vale para qualquer emoção. Se estamos muito tristes com algo, se nos percebemos exageradamente ansiosos etc., podemos parar para pensar qual é a situação que estamos enfrentando, e após identificar quais os pensamentos que têm girado em nossa mente, forçar-nos a reavaliar a situação, com pensamentos alternativos.

Sim, nem sempre é fácil. E claro, não se trata de uma panaceia para todos os problemas emocionais. Mas vale a pena tentar, pois como disse Vinícius de Moraes, a não ser que você queira compor um samba, "É melhor ser alegre que ser triste".

Publicidade

Opinião por Daniel Martins de Barros

Professor colaborador do Dep. de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Autor do livro 'Rir é Preciso'

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.