EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Psiquiatria e sociedade

Opinião|Quem poupa, tem (de lixo a gordura)

PUBLICIDADE

Foto do author Daniel Martins de Barros
Atualização:

Eu adoro coincidências. Existe um livro, cujo nome não me recordo, em que o autor se dedica a estudar esses fenômenos tão interessantes - mesmo que sejam ao acaso, eles exercem fascínio sobre nós, que queremos encontrar uma razão para elas. Afinal, como disse Poincarè, o acaso é só a medida da nossa ignorânica.

PUBLICIDADE

Mas estou divagando. A coincidência que me chamou atenção é que na semana passada comecei a assistir o seriado Acumuladores, na Discovery Home & Health, sobre pessoas que sofrem com hoarding, aquela condição na qual existe uma necessidade incontrolável de ajuntar coisas, levando as pessoas a transformar suas casas num verdadeiro lixão inabitável (já falamos um pouco disso em outro post); coincidentemente, acaba de ser apresentado um novo estudo sobre o tema, ligando o hoarding à obesidade.

Na conferência anual da Associação Americana de Transtornos Ansiosos pesquisadores apresentaram um estudo no qual 12 acumuladores graves foram avaliados quanto à gravidade da condição e ao índice de massa corpórea. Praticamente todos (98%) apresentavam obesidade ou sobrepeso, índice bem acima da média dos bairros vizinhos (61% - o que já não é pouco, cá entre nós). Foi identificada ainda uma tendência de correlação entre a gravidade do acúmulo e a obesidade, embora a amostra tenha sido pequena para estabelecer uma relação definitiva (estatisticamente significante).

Assim como eu, ou autores não acham que é coincidência. Mas eu pensei em uma explicação diferente para o fenômeno. Os pesquisadores acreditam que, por viverem isolados do contato social em razão das suas péssimas condições de vida, tais pessoas substituiriam o prazer e a gratificação dos relacionamentos saudáveis pela comida, ficando obesas. É uma hipótese. Mas será que o impulso de guardar objetos de forma exagerada porque um dia eles "podem precisar" (explicação muito comum dada pelos pacientes) não pode ser o mesmo impulso por guardar calorias, acumulando energia para um tempo em que ela pode ser necessária? E da mesma forma como nunca chega o dia em que os objetos são usados, transformando a "poupança" num monturo, o fácil acesso à comida nunca deixa a energia acumulada ser queimada, tranformando-a em pura gordura. É outra hipótese, e mais dia, menos dia, acabará sendo testada.

Agora, no fundo, no fundo, também não acho que o fato de esse problema ser aparentemente mais comum nos EUA, onde existe uma clara cultura de consumo, seja só coinciência.

Publicidade

Opinião por Daniel Martins de Barros

Professor colaborador do Dep. de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Autor do livro 'Rir é Preciso'

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.