PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Psiquiatria e sociedade

Opinião|Perca peso agora: pense no amanhã

Foto do author Daniel Martins de Barros
Atualização:

Quem já afogou as mágoas numa caixa de bombons ou se entupiu de doce depois de uma briga sabe como é difícil resistir à recompensa imediata que o açúcar traz. Na coluna Ideias no Ar, da Rádio Estadão, vamos conversar sobre como tentar fugir dessa armadilha.

PUBLICIDADE

Uma pesquisa inédita mostra que essa tendência a comer besteira quando estamos chateados tem a ver com a visão de futuro, com a perspectiva temporal mais especificamente. Assim, se estamos felizes, de bom humor e tranquilos, não temos uma preocupação imediata e podemos exercitar o raciocínio abstrato, pensando no futuro e nos benefícios de fazer escolhas saudáveis hoje em prol da boa saúde amanhã.

Mas quando estamos ansiosos, triste e inquietos, nossa mente se volta para o aqui e agora, tentando vislumbrar formas de resolver o que nos incomoda. Com isso, fica mais difícil pensar nos ganhos futuros de nossas atitudes e acabamos escolhendo a recompensa imediata.

Com isso abrem-se duas possibilidades de fugir do hábito de comer besteiras: a primeira, nem sempre fácil, é tentar melhorar o humor, seja conversando com amigos, buscando outras atividades prazerosas ou até mesmo tratando de uma eventual depressão; já a segunda pode ser menos complicada: se na hora da tentação conseguirmos fazer força e pensar no futuro poderemos fazer escolhas melhores.

Meryl P. Gardner, Brian Wansink, Junyong Kim and Se-Bum Park. Better moods for better eating?: How mood influences food choice. Journal of Consumer Psychology Available online January 2014

Publicidade

Opinião por Daniel Martins de Barros

Professor colaborador do Dep. de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Autor do livro 'Rir é Preciso'

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.