PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Psiquiatria e sociedade

Opinião|Dinheiro nos faz egoístas - Mentes corrompidas, parte 4

Dinheiro traz corrupção? Não necessariamente, mas a sua presença nos faz mais individualistas, egoístas, menos inclinados ao próximo. Pode não ser suficiente para tornar alguém corrupto, mas que ajuda, ajuda.

Foto do author Daniel Martins de Barros
Atualização:

Corrupção é praticamente sinônimo de desvio de dinheiro. A palavra até tem outros significados, mas o uso do dinheiro de forma imprópria para obtenção de alguma vantagem é tão forte que quando ouvimos a palavra corrupto, logo pensamos nele. E o dinheiro é de fato um dos mais fortes fatores de risco para a corrupção.

PUBLICIDADE

Vários estudos, em diversas culturas, apontam para o mesmo fenômeno: quando somos levados a pensar no conceito de dinheiro tornamo-nos mais individualistas, autossuficientes, menos altruístas e mais indiferentes ao outro. Em experimentos conduzidos com voluntários, aqueles lembrados do vil metal demoravam o dobro de tempo para pedir ajuda na realização de tarefas difíceis, por exemplo, e gastavam quase metade do tempo ajudando alguém. Quando lhes era dada oportunidade de contribuir financeiramente para uma causa, doavam 42% a menos do que os outros. Num dos testes mais curiosos o pesquisador derrubava uma caixa de lápis na frente dos sujeitos, e aqueles que estavam com dinheiro na cabeça recolheram 10% a menos de lápis. Não só isso: ao serem orientados a formarem duplas, eles se sentavam mais longe de seus pares, e mesmo quando atuar em grupo aliviaria a carga de trabalho, 83% escolhia trabalhar sozinho, contra 31% dos outros.

Cientistas de Singapura resolveram testar se esses efeitos também aconteceriam entre pessoas conhecidas, e não apenas entre estranhos como no caso das pesquisas americanas. Testaram alunos na Índia, onde ajudar os outros é um dever moral ainda por cima, e obtiveram resultados semelhantes. Alunos levados a pensar em dinheiro gastavam menos tempo ajudando o pesquisador, e sentiam menos responsabilidade moral de ajudar o próximo (a não ser sem situações graves, como doar sangue para alguém necessitando - nesse caso não houve diferenças). Os mesmos cientistas testaram, agora em americanos, se esses efeitos aconteceriam em casais. E - surpresa - quem teve o raciocínio desviado para cálculos financeiros sentia-se menos disposto a ajudar o parceiro romântico, e mais chateado se fosse obrigado a fazê-lo.

Não conheço estudos dessa linha feito especificamente com dinheiro de corrupção, mas dá para suspeitar o cenário seja ainda pior. Se a mera ideia de dinheiro faz o que faz com voluntários normais, imagine o que malas cheias de notas ou dígitos cheios de zeros podem fazer pelos corruptos, que superaram suas barreiras moras e conseguiram se justificar para si mesmos.

A solução não pode ser abolir o dinheiro, obviamente. Mas pode ser pensar menos nele. Dar mais valor àquilo que não tem preço. Afinal, como já disse antes, quando ter se torna mais importante do que ser, passamos a tratar as coisas como se fossem pessoas. E vice-versa.

Publicidade

Opinião por Daniel Martins de Barros

Professor colaborador do Dep. de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Autor do livro 'Rir é Preciso'

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.