Foto do(a) blog

Self-service de humor

Opinião|O dentista tenor

PUBLICIDADE

Foto do author Carlos Castelo
Atualização:

Reflexões sobre o passamento de um dentista.

 

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

(Pixabay)

Deu-se um fato interessante em minha vida. Mais um. Fui indicado por amigos a um dentista. O meu morreu. Pois é, os dentistas também sobem ao segundo pavimento. O que mostra que a fadinha do dente não passa de mais engodo metafísico.

Alguns dias depois do passamento, com a gengiva irritada, marquei consulta com o meu novo odontólogo. Notei que era um jovem, muito simpático, asseado e bem-humorado. Sentei-me em sua cadeira modernosa e ficamos naquela zona fantasma entre o silêncio e o início da carnificina.

Talvez querendo quebrar o gelo, o cirurgião-dentista me perguntou sobre a vida. Falei que era compositor. Poderia ter me alongado mais sobre a minha ligação com as notas, versos e melodias, mas ficava difícil mover os maxilares com um punho enfiado no meu palato.

Publicidade

- Como se chama o seu grupo? - ele quis saber, enquanto afiava a ameaçadora ponta da broca.

- "Inga i tapo" - respondi, já quase engasgando.

Nesse instante, sem maiores explicações, o homem sumiu da sala para logo depois retornar com o pai, o dentista-sênior. Era uma senhor septuagenário, espigado e bastante encurvado naquela indefectível roupa branca dos profissionais da saúde.

- Então o senhor é compositor! Qual é o seu grupo, hein? - perguntou ele com interesse.

Apesar da dificuldade em abrir os lábios - agora com aquele objeto de plástico curvo metido na cavidade bucal - repeti ao velho o que dissera antes ao filho.

Publicidade

- "Inga i tapo".

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Ele ficou encantadíssimo pelo meu trânsito no meio musical, por pertencer a um conjunto - apesar de eu não ser lá muito enfronhado com o show business. Sou letrista e minha categoria, todos sabem, não costuma subir aos palcos. Ou seja, não é vista como um cantor, um executante virtuoso. Esses, sim, vão lá, dão a cara pra bater e são reconhecidos na rua, no shopping, no aeroporto e também no dentista. Não eu.

Resumindo a narrativa, o dentista-pai começou a cantar pra mim. O odontólogo-filho me explicava que o genitor era chegado numa boêmia, saía do consultório e ia cantar amadoristicamente num clubinho de veteranos do samba. Sua voz de tenor, à capela, retumbava na sala. E eu, de boca mais escancarada que perna de atriz pornô, tendo que ouvir boa parte do repertório de Noel Rosa, outras muitas canções de Assis Valente, Carmen Miranda, Quatro Ases e um Coringa.

Queria ser gentil, mas se aplaudisse derrubaria o copinho de colutório na roupa. Então, ao final de cada canção, reagia dizendo assim:

- Eeeeeee! "Ughshhhh, uuuuuughshhhhh!"

Publicidade

Em seguida, o dentista-tenor engatava mais uma:

"Boneca de pano Gingando num cabaré Poderia ser boneca de louça Tão moça mas não é"

O recital durou até a profilaxia do derradeiro pré-molar. Nunca uma limpeza de tártaro foi tão musical.

Opinião por Carlos Castelo

Carlos Castelo. Cronista, compositor e frasista. É ainda sócio fundador do grupo de humor Língua de Trapo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.