PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Self-service de humor

Opinião|Elogio à carne

Foto do author Carlos Castelo
Atualização:

Já é tempo de alguém abrir o bico e dizer em alto e bom som:"eu como carne vermelha, sim, e daí?".

PUBLICIDADE

Antes de mais nada, como pontifica o cardápio do secular "Brasserie Lipp", "salada não é refeição".

Além do mais, quer saber? A vida é curta demais pra se comer nabos com shoyu.

O que há, em verdade, é um lobby dos ruminantes para que menos pessoas tenham acesso ao maná dos céus que é a picanha nossa de cada dia. Assim fica mais filé mignon, e menos carne de pato gripado, pra eles num futuro não muito distante de pandemia.

Alguns vegetarianos costumam ser mais ortodoxos que lata de Leite Moça. Esses costumam encher o peito e sair dando argumentos em prol de sua causa.Juram de pés juntos, por exemplo, que são mais educados e sensíveis ao meio-ambiente que os picanhófilos.

Publicidade

Primeiramente, não há sensibilidade alguma em puxar uma catalônia do solo, ainda consciente, pulsante, e mastigá-la. Os animais ao menos podem fugir de seus caçadores.

Em segundo lugar, uma dieta vegetal feita comme-il-faut produz duas vezes mais gases carbônicos do que a de um comedor contumaz de fraldinha. Isto quer dizer que o vegetariano colabora indiretamente mais do que o carnívoro para o aumento do efeito-estufa, descongelamento dos pólos e o consequente crescimento do nível do mar - leia-se enchentes, tornados, ciclones.

Os argumentos desfavoráveis a se adotar o padrão "sou rúcula e não abro" não param aí. O suor e o hálito de uma pessoa que tem o alho como base de sua dieta podem ir além de ferir suscetibilidades. Podem machucar os septos nasais. O que há de educado e sensível nisso?

Recentes pesquisas mostram ainda um outro lado dos verdes. Certos tipos de feijão contém cianogênio. A mesma substância injetada na veia de condenados à morte nos Estados Unidos. E, devido à presença de um componente orgânico chamado "psolarens', alguns legumes têm provocado dermatite em empregados de supermercados nos países europeus.

Alguém aí já ficou doente passando a mão na cabeça de um bezerro?

Publicidade

Comamos à grande então cupim, coxão duro, músculo, ponta-de-agulha, bife ancho, lagarto.

O único mal nisso é ter um vegetariano de plantão buzinando palavras-de-ordem em nossos tímpanos enquanto mandamos uma filé bombom mal-passado.

Pena que o destempero não pare por causa deste protesto isolado. Os verdes continuarão com sua presença maçica em colunas de revistas femininas, programas de tevê vespertinos e sites de auto-ajuda.

E os açougueiros que fiquem espertos. Correm o sério risco de ir para campos de concentração.

Imaginem só ver tais cidadãos, pagadores de impostos, andando de jalecos pintados com bifes riscados por um enorme"xis" vermelho.

Publicidade

Além do mais, o preço da chã-de-dentro ficaria pela hora da morte no mercado negro.

Vade retro, vegetarianismo xiita!

Opinião por Carlos Castelo

Carlos Castelo. Cronista, compositor e frasista. É ainda sócio fundador do grupo de humor Língua de Trapo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.