Estou muito feliz com o resultado da exposição “Do Cinza à Cor”, que tem como objetivo trazer um olhar sobre um dos pontos que passam despercebidos por muitos de nós: a relação de amor que os carroceiros e moradores de rua têm com seus animais e como esse afeto é importante para o dono e o seu melhor amigo.

ACOMPANHE O BLOG CONVERSA DE BICHO: FACEBOOK TWITTER

Do Cinza à Cor

Crédito: Alex Silva/Estadão Conteúdo

A mostra é resultado da captação de dezenas de imagens, sendo 30 obras fotográficas escolhidas em P&B (feitas por mim) e transformadas em 30 novas pinturas coloridas pelas mãos do artista Marcos Farrell, para demonstrar a existência da emoção nas cores. O intuito das imagens é estimular a reflexão sobre a condição e a relação recíproca de companheirismo e proteção entre o homem e o animal no contexto dos grandes centros urbanos.

E tenho sentido que os visitantes entenderam a mensagem que gostaria de passar. Têm os que sorriem, os que choram, os que balançam a cabeça e simplesmente concordam. Muitos fotografam e compartilham. Isso é muito importante. O objetivo da exposição é o despertar, a reflexão. Acender uma faísca no coração de todos e fazer com que eles olhem para os detalhes, para as pessoas que estão ao seu redor e para o mundo em que vivem. Acordem. Saiam desse mundo cinzento. Vejam cores e sentimentos.

expo2

Acho que isso está acontecendo, mas não gostaria que ficasse só na exposição, mas sim que essas imagens fossem compartilhadas. Que as pessoas convidem seus amigos e familiares para dividir esse sentimento.

Aprendi com os moradores de rua valores que vão muito além do que eu podia imaginar. A relação dessas pessoas com seus animais tem como pilares a troca ou transferência de afeto, o sentimento de proteção que muitas vezes apenas pais e amigos têm uns com os outros, além da possibilidade de reaproximação com a sociedade. O animal se torna uma ponte, quebrando barreiras e rótulos que muitos colocam. Essas pessoas deixam de ser invisíveis ou marginalizadas e começam a ser percebidas, voltam a ser humanizadas pela sociedade.

Os visitantes têm relatado a emoção que sentem ao ver as imagens – e eu sinto muito mais ao ver a reação deles. A emoção transborda.

ACOMPANHE O BLOG CONVERSA DE BICHO: FACEBOOK TWITTER

Serviço:

Exposição Do Cinza à Cor

Data: 5 a 19 de novembro de 2015
Local: Espaço Cultural Conjunto Nacional
Endereço: Av. Paulista, 2.073 – Consolação, São Paulo – SP
Realização: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura
Patrocínio: PremieR pet
Organização: Unideias

Entrada gratuita para visitantes

ACOMPANHE O BLOG CONVERSA DE BICHO: FACEBOOK TWITTER