Além do sedentarismo cada vez mais presente nas casas do País, eu vejo uma clara relação entre as redes de fast food (e suas campanhas publicitárias brilhantes) a dificuldade dos pais em dizerem "não" para os seus filhos e o aumento de peso dos pequenos. Ainda segundo o Ministério, 16% dos brasileiros substituem o almoço ou o jantar por um lanche sete vezes na semana, ou seja, todos os dias. Este dado também ajuda a justificar os altos índices de sobrepeso e obesidade.
Eu entendo que a correria das grandes cidades faça com que os brasileiros tenham cada vez menos tempo para se alimentar, principalmente durante a semana. Mas aposto que você conhece alguém com o seguinte hábito: "vou aproveitar esta uma hora de almoço, comerei em 15 minutos e depois posso dormir, estudar, ir pra academia, comprar o que preciso..." Isso quando a hora do almoço não é substituída por um lanche feito ali mesmo na mesa de trabalho. Chega então o final de semana, no momento que as famílias poderiam se reunir para cozinhar ou até para comerem e conversarem sem pressa em um restaurante qualquer, mas o que mais se vê são filas e mais filas na frente das grandes redes de fast food. Basta dar uma olhada nas praças de alimentação dos shoppings. Pelo menos aqui em São Paulo, eu não acho nem de um longe um ambiente agradável para nada, muito menos para fazer uma refeição, mas elas estão sempre lotadas. E mesmo aqueles que optam por refeições completas, por comida de verdade, tendem a comer o mais rápido possível, para não perder tempo e, na maioria das vezes, mexendo nos inseparáveis smartphones. Parece que parar para comer é perder tempo, que todo o resto é mais importante e, portanto, deve ser priorizado.
Muitas pessoas podem pensar que o problema de estar acima do peso, principalmente entre as crianças, é apenas estético e que é parte do discurso da ditadura da magreza. Mas a questão aqui são os malefícios que o excesso de fast food acarretam à saúde dos adultos e dos pequenos. Normalmente, os produtos vendidos nestas redes contêm altas quantidades de gordura, sódio, aditivos químicos, açúcar e têm um alto valor calórico. Por conta disso têm efeitos comprovadamente viciantes - no final do post deixarei o link de uma pesquisa norte-americana que mostram este efeito. Sem falar em todo o investimento em campanhas publicitárias cada vez mais eficazes. Por outro lado, os alimentos que contêm tudo que precisamos para promover um bom funcionamento do organismo têm sido cada vez menos consumidos, e ainda perdem a graça, quando comparados aos das redes de comida rápida.