PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Uma alimentação consciente no paraíso da comilança

Dê mais atenção aos temperos naturais, eles podem te surpreender

Por Juliana Carreiro
Atualização:

Pra mim, molho de tomate que se preze tem que ter manjericão. E feijão sem louro? Não tem graça nenhuma. A canela é obrigatória em todos os docinhos que levam banana ou maçã. Moro em apartamento e ainda não consegui fazer uma hortinha por lá, mas me divirto quando chego na casa dos meus pais. É no quintal deles que me abasteço com alecrim, sálvia, tomilho, coentro, hortelã e manjericão. Na hora de cozinhar também costumo lançar mão do curry, da páprica, da canela e da noz moscada, que vem do supermercado mesmo. Mas ainda sou uma iniciante nesta arte de temperar. Fico observando o meu pai, que costuma fazer marinadas incríveis para as carnes com eles. Mesmo com todo esse apreço pelas ervas e especiarias, eu não sabia de todo potencial que elas têm. Descobri recentemente folheando o segundo volume do livro 'Receitas Toques e Truques' da nutricionista Mayra Correa. E fui conversar com ela sobre alguns desses poderes. -Quais ervas ou especiarias podem auxiliar na digestão? M.C.O alecrim, por exemplo, possui diversos óleos essenciais com diferentes funções, entre elas ajudar na digestão. As sementes de cardamomo também são eficientes na melhora da digestão e no alívio de gases. Além de utilizá-lo em molhos, sopas, vitaminas e recheios, você também pode mastigar as sementes, que têm um aroma suave e podem ajudar a diminuir a vontade de comer doces. A noz moscada tem diversas funções, entre elas a de ajudar a amenizar dores e cólicas abdominais. Boa para consumir em forma de chá, a menta possui óleos essenciais, como o mentol, que aumenta a produção biliar, facilitando a digestão de gordura. -Para terem este efeito elas devem ser consumidas em forma de chá ou extrato ou basta utilizá-las como tempero? M.C. Você terá os benefícios utilizando de todas as formas, mas se usar como chá e extrato fica mais concentrado, tendo assim mais benefícios. De qualquer forma, vale a pena investir na utilização culinária das ervas e especiarias, pois além de darem um aroma e um sabor especial às preparações, substituem os temperos industrializados, cheios de sódio e aditivos químicos.

PUBLICIDADE

-Quais delas agem como antioxidante?M.C. Os antioxidantes são substâncias que evitam a formação de radicais livres no organismo, são eles que promovem o envelhecimento celular e o aparecimento de doenças como o câncer. Assim, os antioxidantes combatem o envelhecimento precoce e ajudam a prevenir doenças. A cúrcuma, que também é conhecida como açafrão da terra, tem ativos como flavonóide e curcumina que atuam como potentes antioxidantes, antiinflamatórios e quimioprotetores, que auxiliam na proteção contra o câncer. Ela pode ser usada em doces, combina bem com o chocolate e salgados como peixes, carnes, aves, legumes e molhos. Já a canela possui óleos essenciais que atuam contra os radicais livres. O gengibre é uma raiz com diversos benefícios digestivos e também ajuda a combater enjoos e radicais livres e ainda acelera o metabolismo. É muito utilizado na culinária asiática, também pode entrar em sucos e chás e ajudar a temperar aves, peixes e carne de porco.

-Quais são anti-inflamatórias? M.C. A curcumina é a principal substância ativa da cúrcuma e possui efeitos antiinflamatórios potentes. A cebolinha-verde, que é uma das ervas mais usadas no Brasil, também possui ação anti-inflamatória. É muito fácil de ser encontrada e utilizada, além de ter baixo custo.

-Quais são boas para prevenir a formação de gases?M.C. Como o alecrim melhora a produção de suco digestivo, consequentemente ele melhora a formação de gases. O óleo extraído do cravo-da-índia possui ação contra gases. Ele pode ser tomado como chá, utilizado em molhos e em bolos. Com sabor e aroma agradáveis, o funcho possui diversos óleos essenciais que ajudam no sistema digestivo, aliviando cólica e gases. Pode ser usado para temperar peixes, molhos e conservas. O anis-estrelado é uma especiaria importada da China e da Europa, com aroma e sabor bem característicos. Tem como ação o alívio da produção excessiva de gases e auxilia na digestão. Pode ser usado em molhos, carnes, peixes, aves e bolos. -Quais você indica para auxiliar no controle da glicemia? M.C. Alguns estudos mostram que a canela pode ter um efeito positivo no controle do açúcar no sangue. Para garantir esse efeito, é necessário um consumo regular e com doses adequadas a cada pessoa.

-Alguma delas tem efeito diurético?M.C. Além de ser rica em vitaminas e minerais, a salsa possui ação diurética, e pode ajudar a diminuir a retenção de líquidos. É também é uma das ervas preferidas dos brasileiros. Outro queridinho nosso, o manjericão possui ação diurética, além de ajudar a combater problemas estomacais. - E as que são ingeridas em forma de chá? M.C. É interessante citar o efeito calmante de ervas como melissa, camomila e passiflora. Outras são estimulantes e podem ajudar a acelerar a queima de gordura (quando combinadas a uma dieta saudável) como gengibre, canela e menta.  É bom lembrar que todas as ervas e especiarias possuem mais de uma função e podem ser indicadas para os mais variados casos. Citei alguns exemplos e sugestões para estimular a utilização delas. Caso não sejam utilizadas na forma culinária, é muito importante o acompanhamento com profissionais capacitados a prescreverem os princípios ativos em dosagens adequadas para cada caso.

Publicidade

-Se as ervas ou especiarias forem compradas secas elas mantém as propriedades benéficas?M.C. Pode ocorrer uma variação na concentração dos princípios ativos, mas ainda encontraremos seus benefícios. O mais importante é evitar a utilização de temperos industrializados. Uma dica para quem não tem o hábito de usar ervas nas preparações é o sal verde: Basta bater no liquidificador: - 1 xícara de sal marinho, - 1 xícara de ervas desidratadas (sugiro colocar pelo menos 3 ervas de sua preferência: pode ser salsa, orégano, manjericão, alecrim...) Guardar em um recipiente fechado e usar essa preparação para temperar no lugar do sal puro. Essa receita pode ser feita também com ervas frescas, mas é necessário guardar na geladeira. É uma ótima forma de introduzir as ervas no seu dia a dia, aproveitando os seus benefícios e diminuindo a quantidade de sal.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.