PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Uma alimentação consciente no paraíso da comilança

A pressa na busca por um corpo perfeito pode trazer danos à saúde

Por Juliana Carreiro
Atualização:

 

Ainda estamos na primavera, mas a proximidade com a estação mais quente do ano já faz pipocar nas redes sociais, nas revistas de saúde e nas conversas pelo País afora fórmulas mágicas para emagrecer, ficar com a barriga negativa ou com a musculatura definida, são os famosos 'Projeto Verão'. Eu quero me sentir bonita no calor, quando ficamos com o corpo mais exposto, e não condeno ninguém que também o queira. Só me preocupo com as loucuras que as pessoas podem fazer para atingirem seus objetivos. Nos piores casos, pode-se apelar para remédios, laxantes, diuréticos, excesso de exercícios físicos e dietas radicais, com quantidades muito pequenas de alimentos, jejum muito prolongado ou restrição total de algum grupo alimentar, como carboidratos ou gorduras.

 

PUBLICIDADE

Os processos de emagrecimento e de fortalecimento muscular precisam de um certo tempo para apresentarem resultados. Quando procura-se alcançá-los a curto prazo, normalmente, são usados métodos errados, como os que eu citei acima. Eles podem até ajudar a reduzir alguns quilos na balança, no caso da perda de peso, mas certamente terão consequências nocivas para o organismo, que variam bastante de uma pessoa para outra. Esses efeitos nocivos podem ir desde enxaquecas, irritabilidade, dificuldade de concentração e de aprendizagem, até fraqueza, tontura, flacidez e queda no sistema imunológico, com gripes frequentes, por exemplo, entre tantos outros. O principal perigo de se começar a usar remédios, diuréticos ou laxantes por conta da pressa é a dificuldade de se livrar deles no futuro, e mesmo quando usados por um curto período de tempo, já podem desregular os hormônios, a microbiota intestinal e até o funcionamento dos rins. O uso frequente dessas substâncias pode caracterizar um distúrbio alimentar, é bom ficar atento. Já os exercícios físicos com cargas ou frequência excessivas pode sobrecarregar as articulações e causar problemas crônicos.

 

Antes de tudo, é importante entender se você está, de fato, acima do peso ou se está tentando se encaixar em um padrão imposto pela sociedade, que pode ser incoerente com o seu tipo físico. A maioria das brasileiras têm uma estrutura corporal bem diferente da que tem sido estampada há décadas na publicidade, nas passarelas, nas revistas de moda e saúde e nas telas da tv e do celular. É bom sempre termos em mente que muitas dessas mulheres gastam muito dinheiro com tratamentos de estética ecom cirurgias para conquistarem suas medidas, além das muitas horas diárias que se dedicam às atividades físicas. Artifícios que também estão distantes da realidade da maioria de nós. E mesmo quando estão no auge de sua beleza ainda têm suas fotos retocadas diversas vezes antes de serem publicadas em qualquer plataforma. A busca por um biotipo que seja diferente da nossa natureza pode causar uma insatisfação constante, que costuma aumentar a ansiedade, abaixar a auto-estima e, nos casos mais agudos, fazer com que se desenvolva um distúrbio alimentar..

 

Aproveitar a energia das estações quentes como uma motivação para cuidar melhor do que se come é uma ótima ideia. Eu sempre tenho mais vontade de comer frutas, legumes e verduras no calor (embora faça isso o ano todo) e sei que isso acontece com muita gente. É uma boa oportunidade para repensar os hábitos alimentares e fazer melhorias permanentes. Mas, para isso, é preciso parar de encarar os alimentos como mocinhos ou vilões do emagrecimento, eles são muito mais do que isso, são a nossa principal matéria-prima. A qualidade desta matéria-prima será determinante para o bom funcionamento de todo o nosso organismo, é ela que irá definir como será a nossa qualidade de vida e que poderá causar ou prevenir a maior parte dos sintomas que nos acometem no dia a dia. Por isso, a construção de um equilíbrio alimentar é uma tarefa que deve percorrer as quatro estações do ano e, se isso acontecer, a chance de se chegar feliz e satisfeito com o próprio corpo no verão, é muito grande.

 

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.