Foto do(a) blog

Direitos da criança e do adolescente

Vídeo explica diferença entre carinho e abuso sexual às crianças

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Um vídeo da Rede Marista de Solidariedade sobre a autodefesa de crianças contra a violência sexual me trouxe de volta a memória das conversas informais que minha mãe tinha comigo e com meu irmão, quando éramos pequenos. A animação acima explica às crianças a diferença entre carinho e abuso sexual.

PUBLICIDADE

Com a sutileza da boa educadora que é, era isso que minha mãe fazia em nossos papos do dia-a-dia. Eu contava sobre a escola, as aulas de dança, demonstrava as coreografias de fim de ano e revelava as poesias que escrevia "escondida" no caderno de estudos de matemática. Ela perguntava sobre meu dia, meus amigos, sentimentos e sonhos... Em meio a tudo isso, de tempos em tempos, perguntava também sobre os adultos e me orientava sobre quais carinhos eram aceitáveis, quais não eram e falava sobre as partes do corpo. Dizia que era minha melhor amiga e que eu poderia contar tudo para ela. (Mãe, te amo!).

Não faz muito tempo que li uma entrevista com a nadadora Joanna Maranhão, sobre os traumas do abuso sexual que sofreu do ex-treinador quando criança. Ela contou que não sabia exatamente o que era aquilo e tentou desabafar algumas vezes sobre o incômodo com os familiares, mas não recebeu a devida atenção, acreditando-se que se tratava de um "carinho de amigo".

Felizmente, hoje está em pauta o debate sobre violência contra as mulheres e abuso infantil, até mesmo com o recente caso de assédio e sexualização de uma participante do MasterChef Júnior. Não faltam exemplos e, quando falamos de crianças, o machismo não atinge apenas as meninas. Certa vez, um amigo me contou que foi molestado durante meses pela empregada doméstica quando criança. Anos mais tarde, quando a mãe - muito religiosa e conservadora - descobriu, ela o culpou e brigou com ele.

É preciso observar e ouvir as meninas e também os meninos. Crianças são nossos tesouros e todo cuidado é pouco. O que elas falam e demonstram é importante. Aqui fica o vídeo educativo, realizado pela Rede Marista de Solidariedade, por meio do Centro Marista de Defesa da Infância. Pode ajudar na abordagem do tema!

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.