PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Direitos da criança e do adolescente

Projeto lança Mapa do Trabalho Infantil no Brasil

Foto do author Bruna Ribeiro
Por Bruna Ribeiro
Atualização:

O projeto Rede Peteca - Chega de Trabalho Infantil lançou o Mapa do Trabalho Infantil - uma ferramenta interativa que apresenta dados a respeito da exploração de crianças e adolescentes em todos os estados brasileiros.

PUBLICIDADE

É um verdadeiro raio-x da situação dos 2,7 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos trabalhando no país, com recortes por faixa etária, gênero, localização (rural e urbana) e tipo de atividade, desde a agropecuária até o trabalho infantil doméstico: invisível e altamente prejudicial.

Uma das fontes utilizadas é a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2015, versão mais recente. A ela, se combina a pesquisa O Trabalho Infantil nos Principais Grupamentos de Atividades Econômicas do Brasil, elaborada pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).

Tenho o prazer de fazer parte deste projeto como repórter. Meu colega Felipe Tau, subeditor do site, foi o responsável para que tudo isso acontecesse. Para ele, o trabalho infantil acaba sendo aceito como um remédio para a pobreza e desigualdade. No entanto, o mapa revela que as consequências são graves, na forma de evasão escolar, problemas de saúde, danos psicológicos, acidentes, mortes e muitas outras violações de direitos.

Convido todos a acessarem o Mapa do Trabalho Infantil neste link.

Publicidade

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.