Foto do(a) blog

Descobertas arquitetônicas inusitadas.

Voltando no Tempo : "Edifício Bretagne - Um verdadeiro acontecimento"

No início da década de 1950 a construtora Monções, do empresário João Artacho Jurado estava a todo vapor.

PUBLICIDADE

Por Matteo Gavazzi
Atualização:

Após um início como incorporador de casas, nos bairros do Jardim Anhanguera e Vila Pompeia, o construtor com pique de marqueteiro estava começando a entregar seus primeiros edifícios na Capital Paulista.

PUBLICIDADE

Seriam esses, o Edifício Pacaembu na Av. General Olímpio da Silveira, Edifício Duque de Caxias e Edifício Gal. Jardim nos homônimos logradouros.

Nada porém igualaria os majestosos Edifícios Planalto, Viadutos e Bretagne, que seguiriam a serie.

Esse último representou um verdadeiro acontecimento no Bairro de Higienópolis, que, conservador por tradição, viria o primeiro condomínio Clube de São Paulo ser implantado.

As vendas foram um sucesso e sua inauguração, no dia 29 de Outubro de 1958, um verdadeiro marco na história da cidade.

Publicidade

 

Acervo/Estadão  

Acervo/Estadão  

 

Acervo/Estadão Foto: Estadão

Logo em Seguida, na primeira quinzena de Novembro, Artacho Jurado, mestre na promoção de suas obras, abriria o Edifício para os curiosos.

Acervo/Estadão  

Num convite, publicado no Estadão na data de 9/11/1958, a Imobiliária Monções chama o grande público "desta grande Cidade, e a gente de fora" para visitar o empreendimento, "agora em exposição diariamente, à Avenida Higienópolis, 938" lê-se. E Mais adiante se especifica, que a visita deverá ser feita por puro deleite, já que não havia mais unidades disponíveis para venda no local.

Os Visitantes, deixavam suas impressões num Livro de visitas, que a Monções republicava em suas publicidades :

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

 

 Foto: Estadão

Na semana seguinte, mais um anuncio, enfatizaria os mais de 10 mil visitadores acorridos de toda parte para conhecer o ja famoso, com apenas duas semanas de vida, Bretagne.

Acervo/Estadão Foto: Estadão

Em breve o Bretagne estará apagando 59 velas, mas apesar de já ter completado meio século, continua surpreendendo quem passa em frente ao numero 938 da Av. Higienópolis.

Publicidade

 

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.