Quem anda pelo início da Rua Rosa e Silva na Santa Cecília não pode ficar indiferente a porta de entrada do Edifício Tabapuan.

Detalhe porta Ed. Tabapuan – Desenho Luiz Sacilotto

É nesses detalhes que percebemos a assinatura de um Arquiteto. Com A Maiúsculo. Daqueles que desenhavam tudo, de A a Z, em seus projetos.
Nesse caso estamos falando de Lauro da Costa Lima, que projetou vários edifícios entre Higienópolis e Santa Cecília.

Carimbo Arquiteto Lauro da Costa Lima

A planta original nos foi fornecida pelo Designer Gráfico Victor Nosek, que vem pesquisando a história deste Arquiteto há alguns anos.
Neste edifício todos os caixilhos e detalhes em alumínio foram desenhados, como pode-se ler no próprio carimbo da planta, pelo artista plástico Luiz Sacilotto, autor também dos brises do Edificio Abaete(Arquiteto Abrahão Velvu Sanovicz, 1963).

Planta Original do Edificio / Dois apartamentos por andar

Outro detalhe incrível é a participação de Waldemar Cordeiro no paisagismo da entrada.
Pelos arquivos doados pela família a USP se reconhece entrada do Edifício Tabapuan(na época não identificado).
A calçada com motivos concêntricos mescla os ambientes públicos e privados, iniciando fora e terminando dentro do edifício, num claro “convite” a entrar e revelando claramente a assinatura do paisagista Waldemar Cordeiro. (Infelizmente este elemento foi substituído com os anos e não esta mais ali).

Pesquisas realizadas pelo Designer Gráfico Victor Nosek indicam a autoria do paisagismo / A esquerda Reprodução do livro Waldemar Cordeiro, Uma aventura da Razão (Editora: Mac, Ano: 1986) / A Direita imagens do arquivo da família Cordeiro na FAU/USP.

O Sr. Nosek chegou a visitar o Arquiteto em sua residência no Morumbi, quando ainda estava vivo e recolher alguns arquivos pessoais onde se enumeram as dezenas de construções realizadas ao longo de sua carreira.

Documento Editado pelo próprio Arquiteto Lauro da Costa Lima como memorando de sua carreira

Surpreendem os escritórios montados com os Arquitetos Eduardo Kneese de Melo (de 1937 a 1941) e Alfredo Ernesto Becker (de 1941 a 1945).
Digo surpreendem pois o nome de Lauro da Costa Lima pouco é conhecido e quase nada valorizado se comparado aos outros dois.

Uma história que com o tempo é destinada a mudar vista a qualidade de seus empreendimentos.
A partir de 1945 fundaria a “Lauro da Costa Lima Engenheiros Associados” e projetaria dezenas de residências e Edifícios.

O Oitavo deles (construídos quase todos entre São Vicente – Litoral e São Paulo – Capital) é o Edifício Tabapuan.

Edifício Tabapuan – Rua Rosa e Silva – Santa Cecília

Uma verdadeira jóia com bem três assinaturas ilustres em sua construção!

Conhece um Arqui-Achado que eu possa partilhar? Me escreva (matteo@refugiosurbanos.com.br)