Ryan Estipona uses his mobile phone as a mirror, as he waits for a facial treatment, which costs $21 (880.00 pesos), at a skin care clinic in a mall in Quezon City Metro Manila May 24, 2013. Men's beauty treatments are popular in the Philippines, part of a thriving market for male cosmetics in the Asia Pacific region. Some Filipino men go to great lengths to preserve their faces, from those who visit clinics to receive skin treatments, to fishermen who wear fabric masks while working to protect their skin from the sun. Picture taken May 24, 2013. REUTERS/Cheryl Ravelo (PHILIPPINES - Tags: SOCIETY HEALTH) ATTENTION EDITORS: PICTURE 03 OF 31 FOR PACKAGE  'MALE BEAUTY, MANILA STYLE' SEARCH 'MALE BEAUTY' FOR ALL IMAGES

Foto: REUTERS/Cheryl Ravelo

Apesar do crescimento da oferta de cosméticos para o público masculino, ainda existe carência de certos itens que só nas prateleiras femininas poderão ser encontrados. Já que a indústria não é responsiva na mesma velocidade que a demanda cresce, muitos homens têm se aventurado nos artigos femininos mesmo. E não há problema nenhum nisso.

Aliás, há ótimas opções que podem ser compartilhadas entre os sexos – desde de que você respeite as indicações dos rótulos para tipos de pele, cabelo e modos de uso. Selecionei para você 3 dicas de produtos que valem a pena ser testados e, quem sabe, entrar de vez na sua rotina.

Protetor solar facial com base – todos sabem da importância do uso do protetor solar diariamente. O facial ainda é o mais importante, haja vista a exposição direta e prolongada do rosto ao sol. Além de envelhecimento precoce e câncer de pele, o sol pode causar manchas indesejadas na pele.

A junção do protetor solar com a base é uma saída para quem deseja praticidade e um aspecto natural, pois a base é super sutil, de rápida absorção e deixa a pele com um aspecto mais homogêneo e bonito.

Ele ajuda a disfarçar olheiras, marcas e pequenas imperfeições da pele, além de controlar o brilho excessivo. Dê preferência para protetores com FPS entre 30 e 60. Algumas marcas também oferecem tons variados para se adequar aos vários tipos de pele. E, não se preocupe, ninguém vai achar que você está usando maquiagem!

protetor solar com base

Xampu à seco – cabelo sujo se denuncia facilmente: fica com aquele aspecto oleoso e, muitas vezes, altera a textura que normalmente o cabelo tem quando limpo e penteado. Os xampus à seco são vendidos em formato de spray e contêm amido de alumínio octenilsuccinato, uma substância que tem a capacidade de absorver a gordura, aliviando a sensação e aparência de cabelo sujo. Pode ser usado também para encorpar o fio, deixando o cabelo mais volumoso e levemente perfumado.

Ele não substitui definitivamente a água e o xampu (não custa avisar né?) e, por isso, não deve ser usado diariamente, mas pode ser seu aliado para eventualidades do dia a dia, como convites inesperados para atividades após o serviço, para quem vai direto para aula após um dia exaustivo, quem usa capacete, homens grisalhos que tingem o cabelo (as lavagens à úmido encurtam a duração da coloração) ou mesmo para àqueles dias muito quentes nos quais você transpira demais e fica incomodado com o cabelo sujo.

xampu à seco

Creme facial anti-idade – as marcas da idade também chegam para os homens e, melhor do que remediar depois, é ter hábitos de prevenção a partir dos 30 anos. Procure por um dermatologista para avaliação das reais necessidades de sua pele. Em linhas gerais, as recomendações para cremes anti-idade são:

  • Dos 20 aos 30 anos o ideal é manter a hidratação da pele. Dê preferência para hidratantes à base de vitaminas C e E, ácido hialurônico, ômegas 3 e 6, extratos de frutas, antioxidantes, anti-inflamatórios, ácido glicólico e retinol.
  • Dos 30 aos 40 a preocupação é manter a sustentação e densidade da pele, por isso as fórmulas devem ter os mesmos agentes anteriores mais peptídeos e ácidos hialurônico e retinoico.
  • Dos 40 aos 50 precisa-se resgatar a firmeza da pele e combater as manchas, para isso associam-se o uso de antioxidantes a ativos despigmentantes.
  • Dos 50 em diante o desafio é resgatar a densidade perdida da pele, para isso acrescenta-se as agentes da faixa dos 40 o extrato de soja e ácidos graxos essenciais.

creme anti-idade masculino