281b303100f80db0ee387415fa95d017

Foto: Divulgação

Tem homem que ama cores sim, mas também tem vários bloqueios para explorar em peças de maior destaque, como uma calça ou camiseta. A dica então é começar a experimentar nos pequenos detalhes e acessórios. Uma dessas opções – que aliás está bombando nas ruas – são as meias estampadas e as coloridas.

Até um ano atrás era um sufoco achar esse tipo de produto no varejo brasileiro. Hoje até as lojas de departamento vendem, exatamente porque o público masculino aceitou bem a ideia. Tecnicamente falando algumas marcas só decidem vender determinado produto quando pelo menos 16% do seu público-alvo já aderiu à moda, isto é uma garantia de vendas para elas.

Aliás, num país quente como o nosso é impossível usar calçado sem meia. Então porque não fazer desse produto um pontapé para experimentações mais ousadas de cores no look? Veja algumas dicas simples que preparei para você começar a experimentar.

1. Para usar meias coloridas lisas você precisa esquecer da regra que com muito custo decorou, que diz “meia deve combinar com a cor do calçado ou com a cor da calça” (risos). Ela está certa, mas nesse caso a ideia é dar destaque à meia, por isso ela pode gerar maior ou menor contraste entre as cores do calçado e da calça. Seu nível de ousadia – e a ocasião na qual usará o visual – é que determinarão sua mistura de cores.

meia coloridade estampada moda como usar

2. Você também pode buscar uma estampa que tenha em si a mesma cor da calça e/ou do calçado. Cores próximas também funcionam nessa regra, assim como os tons diferentes de vermelho nas fotos abaixo. Fica um visual mais divertido, mas sem chamar tanto a atenção devido a harmonia construída. O risco de errar também é bem menor.

meia coloridade estampada moda como usar 2

3. Estampas menores, estilo gravataria ou poás (bolinhas), são mais fáceis de vestir do que estampas muito grandes. Por serem um pouco mais formais, elas podem ir até para o ambiente de trabalho sem traumas.

meia coloridade estampada moda como usar 3

4. Um look monocromático (ou seja, de uma cor só) aceita meias estampadas ou lisas coloridas para quebrar a rigidez da estética. Nesse caso opte por uma estampa, mas que tenha também um pouco da cor do visual. Se preferir a meia pode ser lisa, mas aí o ideal é a que a cor não seja muito discrepante da cor do look.

meia coloridade estampada moda como usar 4

5. Outra opção, muito simples aliás, é combinar a meia com outra peça do look. Por exemplo, a cor/estampa da meia igual a cor/estampa da gravata ou camisa.

meia coloridade estampada moda como usar 5